cinzas...

01 de março, 2013 Postado em: Hq, Monstro

Eu sei que tinha prometido um 10aprendendo pra hoje, mas eu tinha que fazer esta HQ.

Quando houve a tragédia em Santa Maria, muitas pessoas me pediram para fazer uma HQ do Monstro. No momento achei que, independente da intenção, poderia parecer um simples aproveitamento da situação, já que uma parte considerável da mídia estava fazendo isso.

Nesta semana a tragédia completou um mês. Houveram varias manifestações, inclusive uma belíssima na qual 239 corações de pano foram espalhados pela cidade. Mas o que me tocou mais profundamente foi uma mensagem que recebi de uma moradora de lá, falando que a dor ainda é imensa, entre outras coisas e me pedindo uma HQ do Monstro.

Não podemos nos esquecer. Muitas pessoas ainda choram e continuarão chorando, pois mesmo quando essa dor terrível virar saudade, será uma saudade que não passa nunca.

Sim, acredito que existe mais do que isso aqui. Mesmo com toda lógica, razão, ciência e estudiosos. Mesmo se as provas irrefutáveis forem jogadas na minha cara, ainda assim, acreditarei.

 

comentários

64 Comentários

  • Preto Pobre disse:

    Bonita homenagem Coala.

    Sabe, minha esposa morou 2 anos praticamente em frente da Boate que pegou fogo, faz uns 10 anos. Ela conhecia muita gente lá… Duas das meninas que morreram nesta tragédia eram filhas de uma grande amiga dela. A tristeza que caiu sobre ela foi indescritível… Não há palavras para tentar expressar o sentimento ruim que tudo isso trás.

    Imagino como deve ter sido difícil de fazer essa história Coala. Parece que cada um dos 10 quadrinhos pesa uma tonelada. Ainda mais pra vc que foi bombeiro, fico imaginando o que se passou na sua cabeça na hora de desenhar.

    Essa história me fez lembrar o motivo pq eu pedi pra sair do IML: Uma vez lá no RJ teve uma chacina num baile funk. 4 crianças chegaram fuziladas. Não aguentei ais aquilo e pedi pra sair… Imagina os profissionais que se envolveram nisso tudo. Ok, são profissionais, lidam com isso… mas uma coisa não muda: O que vc sente por dentro…

    Dar parabéns a vc é redundante. Vc põe amor no que faz e isso se demonstra pixel por pixel. Vc merece mais que parabéns. Vc merece a benção do monstro. Boa sexta feira a todos e que a luz os guie.

    • Camila disse:

      Assino embaixo! Coala, vc não é um simples desenhista, o lápis que vc usa é o lápis da alma, do coração! HQ emocionante como sempre, vc representa muito um mundo onde todo dia somos bombardeados por tragédias. O Monstro me faz ter esperança de dias melhores. Obrigado pelo seu trabalho, marsupial querido!

    • Neilianne disse:

      Falou tudo.

    • Paulo Santana disse:

      Preto Pobre falou tudo.

      Coala, só te peço uma coisa: *por favor*, inclua essa tirinha no livro. O Monstro é sempre sensacional, mas se você não quer que as pessoas esqueçam, essa tira não pode faltar no livro. Vai ser uma bela homenagem às vítimas.

    • Jú Lins disse:

      Concordo em gênero,número e grau com o Paulo Santana aí.

  • Carolina disse:

    Coala me fazendo chorar em 3, 2…

  • Fabricio Obregon disse:

    Pô coala, hoje não era dia de cisco no olho! Acho que não precisava esperar o mês que ninguém aqui duvida da sua integridade não. Estranho ver que nem o monstro é onipotente.

  • Fernanda disse:

    E lá vem o Monstro/Coala para nos emocionar na sexta…

    Sempre vi o Monstro com um toque de esperança nas outras tirinhas…nessa ele não teve como ajudar os vivos…

  • Thaian disse:

    ='(
    ficou llindo

  • Fernando disse:

    “Mesmo com toda lógica, razão, ciência e estudiosos. Mesmo se as provas irrefutáveis forem jogadas na minha cara, ainda assim, acreditarei.”

    Assino embaixo!

  • Carlos T V disse:

    Pô, Coala…
    Sem palavras… ficou um nó na garganta…

  • Desni Lopes disse:

    Coala, a cada dia você se torna ainda mais admirável, pela sensibilidade, pelo talento….. Parabéns! E obrigada por alegrar meus dias, sempre que passo por aqui (todos os dias rsrsrs) e por me emocionar sempre com o monstro….

  • Natália disse:

    Excelente trabalho!! Muito linda a HQ! E que nós não nos esqueçamos nunca do que aconteceu em Santa Maria, que a tomemos de lição para que o monstro não tenha mais que protagonizar HQs tristes assim…

  • Jackie disse:

    :'(

    Também acredito que exista mais alguma coisa além daqui, talvez é com esse pensamento que conseguimos suportar a tristeza e a dor da saudade!
    Parabéns Coala, bonita homenagem

  • Vini disse:

    Sem palavras. ;o.(….

  • Jairo Ocampos disse:

    Minha sexta-feira não poderia ter começado sem eu ver a tirinha do monstro, valeu Coala! :’/

  • Leonardo Silva disse:

    Cara, quase nunca comento aqui, mas não tive como não comentar hj.
    Não, não conhecia ninguem lá, mas isso não diminuiu o impacto que a notícia teve. Me abalou… E acho que abalou muita gente. Não era preciso conhecer ninguem, bastava se colocar no lugar deles…
    Coala, sou grande fã seu e como dito acima parabenizar seria redundante.

  • Wesley M disse:

    Poxa, sexta-feira, o pagamento saiu, eu todo feliz aqui, e o coala me faz ficar melancólico!
    (Ótima tirinha, parabéns Coala =] )

  • Carla disse:

    Linda homenagem!
    Mais uma vez, parabéns pela sensibilidade =)

  • Luciana Carneiro Aguera disse:

    Brutal, como só as coisas importantes conseguem ser.

  • Milton Salles disse:

    Coala… Minha filha nascerá mês que vem (dia 25/03), e estou realmente ansioso pela pelúcia do monstro (visto que não consegui pega-lo no Catarse)… Realmente, não desejo outro companheiro pelúcia para ela, a não ser o monstro!

  • Cainã Reis disse:

    Cara, parabéns, foi uma homenagem muito bonita, mesmo q triste, sucesso………….

  • Ester disse:

    Meu Deus, só você pra conseguir tirar lágrimas de mim lendo essas HQ’s..

  • Tami disse:

    Linda homenagem sr. Coala! E para variar, chorei…

  • Antonio Carlos disse:

    Cara nunca comentei aqui, mas frequento e recomendo o seu site, todas as sextas temos um nó na garganta, um toque de melancolia mas hoje voce realmente me fez chorar.
    E o Mostro mesmo nas tragedias e genial, muito mais humano que muita gente por ai.

  • Glaucio Roberto disse:

    Linda homenagem. Que as famílias das vítimas tenham forças pra seguir em frente. Eu sei que a dor e a saudade são indescritíveis e espero que Deus possa confortar os corações dos que estão sofrendo.
    Coala, tem previsão de quando você vai lançar a pelúcia do Monstro? Meu filho nasce em julho e eu quero muito dar esse presente para ele.

  • Jú Lins disse:

    Pela primeira vez, nesses anos de Mentirinhas, eu fiquei sem saber o que falar. A HQ junto com o que você falou ai logo abaixo tocou fundo e me emudeceu,mas la no fundo…bem dentro do coração ele ta gritando coisas que aprendi desde quando era pequena.

    Sim, também acredito veementemente que não paramos aqui,que temos muito mais além do que isso aqui para nos melhorar – como ser humano e essência evolutiva – seja do modo mais “prático”,com nossos erros e tropeços que não doem tanto assim, seja dessa forma mais chocante. Costumo dizer que esse mudo físico que estamos não passa da nossa preparação pra a tese de mestrado, que apresentaremos la do outro lado.
    Essa tragédia mexeu com todos nós – não só com as famílias envolvidas – de uma forma inimaginável. Por um lado, demos graças a Deus por alguns terem se safados dessa, demos graças a Ele por não ter sido nenhum dos nossos…mas por outro lado, morremos um pouco com os que se foram, o modo como se foram. Acordamos pra vida de uma forma um tanto rude porém,consequentemente ficamos de luto, sem chão, sem ação… nos emudecemos.
    O Monstro nada mais é do que aquela centelha de esperança de que nada para por aqui. O desenvolvimento continua, o melhoramento desponta dali por diante. E não é aquela esperança por nós… mas por eles, que de uma forma tão arrasadora, se foram daqui.

    Uma coisa que Julinha falou pro pai domingo passado, depois que chegou da escolinha da Casas André Luis foi:”Pai,você sabe o que é espíritos?é quando a gente morre,a gente vira uma luz, invisível,mas é luz. E sabia que ele não morre?…ele vai passear, vai pra escola do papai do céu e depois volta pra gente”

  • WILIAM ROMANECCHI disse:

    Parabéns pela linda homenagem e memória, especialmente aos heróis que após sairem da boate, voltaram para resgastar os colegas e, muitos morreram assim, como aquele tenente e o lutador.

  • Lene disse:

    Simplesmente tocante Coala.

  • Thiago Borges disse:

    Parabéns coala, nunca comentei aqui mas essa não resisti…
    Moro bem longe do local e não conheço ninguém que sequer conhecia alguma vítima, mas me senti o dia todo como se estivesse lá, imaginando o desespero da sinfonia dos celulares e os montes de corpos jogados uns sobre os outros.
    Novamente, parabéns… conseguiu aquele esboço de choro e o nó na garganta :(
    Emocionante.

  • Dani disse:

    Redundante dizer qualquer coisa. FODA D+!
    Parab’ens!!

  • Darlon disse:

    Umas das melhores tirinhas de todos os tempos. sempre me emociono com o Mostro.

  • ErvinhaVV disse:

    Sem palavras meu amigo..
    Foi um Mês Triste esse de Janeiro..
    engraçado…realmente me passou pela cabeça algo assim ..
    eu juro a vc que imaginei em algum momento e me lembrando das tirinhas o mostro naquele lugar

  • ffoxrj disse:

    Até os ninjas que me fazem chorar, estão chorando…boa!

  • Verônica disse:

    Acompanho o site e espero pelas sextas feiras, para ler as histórias especiais, como gosto de chamar…
    Sempre leio, mas este quadrinho me tocou de modo diferente e me fez querer comentar e agradecer por você compartilhar seu dom conosco.
    Uma tirinha, com certeza, pode mudar o mundo!

  • Jennifer disse:

    “Sim, acredito que existe mais do que isso aqui. Mesmo com toda lógica, razão, ciência e estudiosos. Mesmo se as provas irrefutáveis forem jogadas na minha cara, ainda assim, acreditarei.”

    Concordo plenamente…

    Excelente HQ… belíssima e tocante…

  • Marcos disse:

    Malditos ninjas invisiveis sopradores de cisco

  • Lara disse:

    Parabéns, Coala! Sua tirinhas são mais que um belo traço, um monstro de pelúcia, mais que uma estória em quadrinhos, uma lição de moral… Elas tem sentimento e conseguem nos alcançar bem lá no fundo. Como disse a Verônica, obrigada por compartilhar seu dom com a gente! :)

  • Que lindo, Coala T____T

  • Thaisa Guedes de Freitas Almeida disse:

    Todas esses hqs me fazem pensar, e muita vezes me arrepia, como nessa tirinha parabéns vc é um ótimo cartunista (acho que essa é a palavra)

  • GuilhermeCA disse:

    só tenho algumas coisas para dizer:
    Parabéns
    e Não Pare de fazer essas tiras, por favor

  • Ana Miki disse:

    =´(
    Foi a HQ do monstro mais linda até hoje.

  • tsunamicltk disse:

    Parabéns pela sensibilidade.
    Mesmo com vontade, decidiu não fazer nenhuma história na época do acidente, não sendo mais um “urubu”.
    Cada vez mais demonstrou ser uma pessoa admirável e digna de todo o meu respeito.

  • ruki disse:

    mais uma vez a negligencia matou muitas pessoas.
    e não entendi essa hq aí.

  • Liza disse:

    linda homenagem!!

  • Bom dia! sua homenagem é muito bonita!

    Curioso que há pouco fiz uma historinha e coloquei o nome nela de Cinzas… por isso vim aqui, porque o nome de chamou a atenção. Como é legal ver tantas ideias diferentes em uma mesma palavras. Algumas mais simples como foi a minha, e outras bem profisisonais como a tua.

    Foi muito bom ter descoberto este lugar. Quadrinhos de qualidade em todas as situações mostradas.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

  • Rubens disse:

    Ótima tirinha como sempre, eu tive hj uma ideia. Que tal fazer uma campanha para arrecadar algumas doações para poder enviar tirinhas impressas do Monstro pras crianças em hospitais em estado terminal ou doenças incuráveis, como o Hospital do Câncer, acredito que os seus internautas seriam ótimos ”monstrinhos” ajudando na causa e o Monstro iria mostrar sua verdadeira força.
    É uma ideia, adoraria ver o Monstro ajudando não só nos mas os pequeninos que estão em maior desespero. E garanto que vc iria fazer tirinhas que ajudariam e muito o animo delas.

  • Hellen disse:

    Mesmo não podendo reverter o resultado trágico, o Monstro não deixou de prestar o auxílio de sempre… Difícil encarar a tristeza do personagem. Ficou muito convincente :'(

  • Denner disse:

    Nossa Senhora do Cerrado
    Protetora dos pedestres
    Que atravessam o eixão
    Às seis horas da tarde
    Fazei com que eu chegue são e salvo
    Na casa da Noélia

    “Travessia do Eixão”
    Composição: Nicolas Behr

  • roni girardo disse:

    Neste mundo, existe apenas uma certeza; Tudo Passa!
    Não só as alegrias, mas até as maiores dores um dia acabam.
    Que as boas lembranças dos parentes e amigos possam um dia superar a dor de tão cruel perda…

  • Clara disse:

    Coala, acompanho seu blog há bastante tempo e tenho certeza que Deus te abençoa e vai continuar te abençoando pq vc tem um lindo coração. Espero que consiga continuar influenciando positivamente as pessoas.
    Abraços.

  • Kolbe disse:

    Sou vizinho da cidade de Santa Maria, e, sábado, morreu mais um dos jovens… Perdi dois amigos na tragédia, dois integrantes da banda que não estava tocando na hora… Eles haviam tocado já, estavam descansando para viajar de volta, e ficaram entre aqueles que não voltaram pra casa… Essa tira arrancou mais lágrimas de mim, como um grito que estava preso na garganta, mais do que qualquer coisa até hoje… Foram muito, muito mesmo, tristes essas últimas semanas. Uma tragédia como eu nunca havia presenciado em toda a minha vida e, acredito eu, e espero, nunca mais presenciarei… Obrigado por lembrar de nossos queridos, Coala, e parabéns…

  • Linda HQ, Coala! Morei parte da minha vida em SM e realmente a dor é imensa. Essa tua HQ me emocionou muito e retrata um novo começo… um final feliz pra esses amigos que morreram na tragédia além de trazer uma paz e um alento aos familiares. Linda mesmo. Parabéns por sintetizar em poucos e lindos traços um sentimento tão grande.

  • Jairo Ocampos disse:

    Coala poderia fazer a HQ de amanhã em homenagem ao chorão, né? ia ser epic!

  • Carolina disse:

    Poxa, Coala… Chorei no escritório :(
    Linda HQ!

  • Hope disse:

    As histórias do monstro são as melhores!
    Te amo Coala!

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*