Agora a ficha caiu. - Mentirinhas

11 de dezembro, 2014 Postado em: Coala

Lembro do exato momento em que me dei conta de que havia me tornado um quadrinista, até porque faz poucos dias…

Era o final do maior evento de quadrinhos que já participei. O quarto dia da Comic Con Experience chegava ao fim e todos os artistas desmontavam suas mesas, visivelmente cansados, mas com sorrisos de vitória no rosto. Tipo nos filmes, quando uma batalha épica acaba e você faz parte do time vencedor.

Bom, estava arrumando a mala quando um grande artista, o qual sou muito fã, veio com um livro meu pra autografar. Já rabisquei para outros grandes artistas, mas todos são amigos meus. Neste caso, nunca havíamos trocado mais que um “oi”. Conversamos um pouco e ele se foi. Não sei se a Sra Coala ou meus vizinhos repararam na minha introspecção e nos olhos marejados, mas aquele foi meu momento mágico. Viajei no tempo, quando eu era um pequeno coala rabiscando as contracapas dos livros, passando por meu emprego como chargista num jornal aos 15 anos, na desistência ao constatar o quanto era difícil fazer quadrinhos no Brasil, aos trabalhos em publicidade, aos anos importantíssimos como bombeiro e às escolhas mais difíceis da minha vida… Permitam-me um exagero, mas foi minha redenção.

Faz pouco mais de 3 anos que larguei tudo pra tentar viver de “historinhas”, já sabendo o quanto seria difícil, mas disposto a dar o melhor de mim e não sair desta vida sem tentar mais uma vez. Não sei se foram as patadas ou as decepções do começo, mas nunca me senti um quadrinista de verdade. Eu faço webcomics, sou dessa turma que “desenha de graça” na internet, sou outra coisa. Mesmo depois de imprimir meu primeiro livrinho, mesmo depois dO Monstro, mesmo depois do troféu HQMix, ainda sentia que faltava algo.

Pois é, naquele momento encontrei o que faltava. E é tão simples… mas é algo que nada, nem ninguém, pode te dar, pois tem que vir de você, das profundezas do seu ser. É a percepção. Quando todos os seus sentidos, emoções e crenças chegam a uma única resposta. Sim, eu faço quadrinhos! Quero dizer, ainda faço webcomics, mas fazer webcomics não é mais outra coisa. E é demais perceber que de alguma maneira fiz parte dessa mudança, dessa aceitação. Não tenho palavras pra descrever o sentimento de ver a galera “das internets” lado a lado com renomados artistas, inclusive internacionais. Vendendo muito, trocando ideias, fazendo novas amizades… Tudo junto e misturado. A ficha caiu. Pensei em tudo que os quadrinhos me proporcionaram nos últimos anos, tantas histórias bonitas, tantos sentimentos, tantas lágrimas, tantos amigos (alguns quase família), tantos Monstros…

Faço parte de uma nova geração (apesar dos meus 36 anos), que está transformando a maneira de fazer quadrinhos. Escrevemos e desenhamos exatamente o que queremos sem se preocupar com o “mercado”;  conquistamos e interagimos com um novo público, mais participativo e cúmplice; produzimos e vendemos milhares de HQs sem precisar de editoras e distribuidoras; não competimos nem nos dividimos, somamos. E o legal é ver cada vez mais grandes artistas buscando e experimentando isso.

As coisas estão mudando pra melhor, e não é graças às webcomics. É graças a um todo. Aos grandes artistas que levam o nome do Brasil lá pra fora, aos que se arriscam, aos que se reinventam, aos editores visionários, às editoras corajosas, aos heróis dedicados que ralam para fazer eventos de quadrinhos (grandes e pequenos), publicações e premiações, aos artistas que continuam tentando mesmo com tantas dificuldades e a todos os apaixonados pela Nona Arte, pois a paixão é o que move tudo.

Não tenha medo de tentar (mas tenha paciência) e lembre-se que é muito mais fácil e divertido caminharmos juntos, mesmo porque, todos estamos indo na mesma direção.

Bora fazer quadrinhos!

coala_ccex

comentários

34 Comentários

  • Digo Freitas disse:

    Pra quem tava borocoxô semanas atrás, ver isso deve ser mais que uma redenção, é o final de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge!
    Parabéns, velinho, vida longa aos nosso quadrinhos.
    Abração!

  • Isis Selene disse:

    Que depoimento mais inspirado! E que inspiração vc nos oferece! Muito obrigada por não desistir, obrigada por ser uma pessoa simples, bondosa e racional, obrigada por ser um exemplo de profissional! Obrigada pelas suas tirinhas sempre excepcionais! Obrigada por tudo, e parabéns. Você merece tudo isso! =)

  • Uk. disse:

    Parabéns, Coala. Você merece colher tudo de bom que plantou durante todos esses anos. Com certeza, essa é uma área ainda complicada no Brasil. Mas é com os esforços de quadrinistas como você, que as coisas vão mudando. 😉

  • Lhaiza disse:

    Hoje não é sexta, nem foi uma História de Sexta, mas vc me emocionou.
    Com certeza vc conseguiu externar tudo que pretendia, percebi as palavras saindo do seu coração.

    Fico mais feliz ainda, pq mesmo de longe e virtualmente, eu acompanhei essa sua trajetória, e vendo vc crescer e ainda assim mantendo a simplicidade e humildade, daquele ilustrador que eu conheci (e me tornei fã) através do Deviant Art, fez com que minha adimiração por vc aumentasse.

    Vc é um das minhas inspirações (acho que já percebeu isso) e se um dia eu largar tudo pra arriscar nos quadrinhos também, digo logo, será culpa sua! =P

    E é isso tudo ai que vc merece mesmo, vc é demais! Parabéns por todo esse receonhecimento!

  • Montserrat disse:

    O texto está lindo e traduz o esforço de todo mundo que vai num evento e, mesmo com tanto trabalho, volta com aquele sorriso de alegria e realização no rosto. ^_^
    Abraços!

  • Luke Lima disse:

    é tipo o renascimento descrito na lenda da fênix, das cinzas renasce com um fogo maior do que tinha antes

    renovação e reinicio de algo que já tinha tinha trilhado…

    parabéns sr. coala!

  • Fernanda Nia disse:

    Sou sua fã e fico sempre feliz pelo seu sucesso, Coala. Que episódios como esse te inspirem e te incentivem a não parar nunca! 🙂

    Obs.: Seu trabalho é valiosíssimo, e eu não ficaria impressionada se aparecesse um Bill Watterson pra te pedir autógrafo. Sério.

  • Thabata disse:

    Coala… Marsupial tão querido e felpudo (por fora e por dentro… rs)

    Fico muito feliz que você tenha tido a oportunidade de viver este momento de realização, que você tenha finalmente se encontrado um pouquinho no meio do caos e que o universo tenha se alinhado para que tudo finalmente faça sentido!

    Continuo torcendo para que, cada vez mais e mais, seu maravilhoso trabalho seja reconhecido e admirado por mais e mais pessoas e que elas levem um pouco da sua essência para o mundo…

    Você é um Monstro! E que a sua monstruosidade se expanda grandemente!

    😀

  • Coala, sou seu fã, te acompanho todo dia e fico muito feliz pelo seu sucesso!
    Fiquei muito triste quando algumas semanas atrás vc estava desanimado, mas agora veio a renovação do seu espírito…
    Você merece!!!
    Grande abraço!

  • Você merece todo esse sucesso e reconhecimento. Conheci você no BBC e, constatei o que já sabia. A imagem de uma pessoa fantástica que você passava através das tiras e dos livros. Parabéns.

  • Ler um post como este me deixa extremamente feliz, Coala. Você é SUPER!
    Pena eu não ter ido ao evento deste ano, mas ano que vem não perderei por nada!
    Continuo enviando boas vibrações e torcendo pelo seu sucesso! (que já chegou a bastante tempo, mas pelo visto, você só percebeu agora! rs)

    Já falei e repito. Te acho um ser humano incrível, e eu sou sua fã! <3

    Um grande beijo e felicidades! 😉

  • Dani disse:

    Aeeeeeee parabéns! Essa “descoberta” é realmente incrível!! Agora que reconheceu isso, vamos para de moleza e trabalhar! Cadê o outro livro do Monstro? Já lançou a revistinha semanal do MHDM com direito a tirinha da Segunda?
    Bora, bora!!! 🙂

  • Ricardo da Facul disse:

    É isso ai Coala!!!!

    Sou grande fã seu e dos quadrinhos Brasileiros!!! Fico muito feliz e orgulhoso de ver que temos artistas que alem de nos encher com os mais belos e originais desenhos, nos emocionam e despertam o raciocínio para o mundo.
    Parabéns Coalinha!!! Para vc e para todos os Quadrinistas Brasileiros!!!

  • Douglas disse:

    Parabéns Coala!
    mas ficou uma pergunta no ar, quem era o grande artista que te pediu autógrafo??

  • Bruno disse:

    Não sou grande artista não mas também quero autógrafo. rs

  • marcelo disse:

    Desnecessário dizer o quanto você está de parabéns por todo o seu esforço, talvez para você a ficha tenha caído somente agora, mas para mim e tantos outros seguidores tenha a certeza de que já percebemos isso a bastante tempo e não é a toa que nos tornamos fãs do seu trabalho. Não tenho palavras para agradecer por todas as risadas, introspecções e até dos ciscos nos olhos que suas histórias e personagens nos proporcionam, só me passa pela cabeça a forma mais simples delas e deixo aqui meu Muito Obrigado marsupial.

  • Andre disse:

    Parabéns, Coala! E vamo que vamo!

  • Chairim disse:

    Ai né? Tu me fez chorar T_T
    Dividir esses quatros dia ao lado da Coala Family (a lá Don Rosa rsrs) foi pra mim um momento inesquecível. Você pode não entender, ou mal imaginar. Mas talvez a sensação que tu teve ao ter um artista que admira te pedindo um autografo, foi o que senti ao ter seu convite para ficar com vocês no Guarujá! É meio bobo, mas sempre fui sua fã, sempre desde que começou, graças a meu esposo que mostrou teu blog, eu admiro e curto seu trabalho, você sempre foi uma inspiração. E ter seu convite, dividir junto com o Marçal esses quatros dias ao seu lado foi tão importante pra mim quanto as palavras da Senhora Coala nos dias de FIQ.

    A gente nunca sabe exatamente o quanto somos importantes ou fazemos algo significantes na vida de alguém, mas como a vida me ensinou, é sempre bom dizer o que sente pra não morrer engasgado: e a family Coala é uma inspiração pra mim e hoje, meio tímida ainda, eu os chamo com orgulho de amigos. Obrigada mesmo por tudo family Coala!

  • Lita disse:

    Seu trabalho é sensacional Coala! Consegue ser divertido, comovente, crítico e esteticamente fofo!!! Não consigo ver isso em nenhum outro site que acompanho. Você é meu preferido disparado pra sempre até o fim dos tempos da internet de quadrinhos…. rs. Você merece tudo de bom. Além de tudo, ainda é um doce pessoalmente (e tem uma esposa que também é um doce… abraço pra Sra. Coala). Tudo de ótimo pra você sempre!!! Suuuuuuuuuuuuucessoooooooooo…. rs…

  • Parabéns menino você merece bom ver toda esta animação então boralá cometer Quadrinhos!

  • Deko disse:

    muuuito bom Coala parabens, eu não desenvolvo historias como você coala, apesar de ter o gosto para desenhar e participar de desafios em grupo de amigos. Nem sei o que você pensa desses grupos, estamos perdendo tempo? não leva a nada? não sei, mas ja vi vários que participam desses grupos, começam com aquele desenho “feio” que você jura que ninguém consegue desenhar pior que você e em uns 3 anos ja tem uma notável diferença.

    “3 anos?! impossível”. Não é, acho que “desenho” a uns 5 anos mais ou menos e pratico quando posso dividindo meu tempo entre estudo para concurso e “lazer”(desenho), mas conheço um garoto bem mais novo que vem desenhando e eu tenho visto a evolução dele, é um garoto com muito talento que tem uma certa “dificuldade em desenvolver as ideias” dele. Acho que se eu mostrar esse texto pra ele, ele pode criar mais coragem e seguir o seu exemplo e com a orientação certa acho que vai longe, não estou falando de uma orientação sobre o traço ou estilo dele, acho que isso é muito pessoal pra cada artista mas como eu disse, ele é MUITO Jovem, e a idade faz ele ter muitas ideias que é melhor a mãe dele não ver kkkkk

  • Thiago disse:

    Fico Feliz Coala! Bom se reconhecer. Parabéns pelo autorreconhecimento. E não tenho o que dizer: as lagrimas atrapalham.

  • Mylle disse:

    Lindo ler seu texto! Às vezes a nossa busca é tão grande, tão desesperada para, no final das contas, percebermos que era bem mais simples do que imaginávamos. Sou muito grata por te conhecer e acompanhar o seu trabalho. Pra mim, o mundo é dos sonhadores 🙂

  • Caio Barros disse:

    Só digo uma coisa: obrigado por existir.

  • ErvinhaVV disse:

    comentando atrasada…..vc tem uma linda vida meu amigo, obrigada por partilha-la conosco!

  • Bruno disse:

    Ei Coala, parabéns. Você eh um dos melhores quadrinistas desta geração (estou incluindo os estrangeiros também, só pra constar!). Tudo o que você plantou durante esses anos, você esta colhendo agora!

    E o que você disse sobre sobre webcomics eh verdade. São os autores de webcomics que estão salvando o quadrinho nacional. Inclusive, vários destes artistas comentaram aqui hoje, vocês viram? Parabéns a todos pelo grande trabalho!

  • Cristiano disse:

    Não sabe como ficou feliz em ver você escrevendo um texto tão animado quanto este!!! Confesso que fiquei preocupado a algumas semanas atrás quando demonstrou aquele desânimo, mas no fundo eu sabia que você não desistiria desse seu sonho.

    Por mais que não perceba, para nós a muito tempo você já era considerado mais do que um quadrinista, mas uma pessoa que realmente nos inspira e emociona. E bixo, não é qualquer um artista, independente da arte, que consegue fazer isso, praticamente todas os dias e sexta-feiras.

    Você merece todo o reconhecimento e sucesso que está colhendo.

    Agora, bem que podia dizer que foi esse artista que abriu os seus olhos pra realidade né? galera ta curiosa!

  • Luis Desenhista disse:

    Coala,

    Talvez você ache sua vida de quadrinhista cansativa e as vezes sem esperança de um final feliz, mas, como leitor do seu “webcomic” fico feliz de cada sucesso seu como se fosse um amigo próximo. Tipo… olha lá! esse cara é foda! Acompanho o site dele desde o início!
    Engraçado essa sensação de orgulho por alguém que nem sequer conheço. Mas você merece.

    Parabéns pelo sucesso!

  • Mari Liborio disse:

    Querido Coala, que orgulho que eu tenho de você, meu amigo. Posso dizer que torço pelo seu sucesso desde o comecinho, desde o Gabriel pequenininho – um dos seus primeiros fãs… Glória a Deus pelo seu dom. Meu desejo é que você toque muitas vidas, desperte muita alegria e seja um instrumento de Deus para o bem. Sempre. Abraços da família que te admira.
    Mari, Marcos e Gabriel.

  • kbeça de trovão disse:

    Coala, vc já é um herói lendário ever pra muuuita gente.
    Quando achei suas primeiras tirinhas, já coloquei vc lado a lado com Mauricio de souza e Stan lee.
    tu é d+!!!!

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*