Já conhece o Clubinho do Coala ? Pois é, muitos ainda não conhecem (não divulgo muito) o clubinho mas, basicamente, é um clube de vantagens onde você apoia com um pequeno valor mensal e recebe algumas coisas em troca. Com o apoio de R$ 5 você tem acesso ao grupo fechado no facebook. Lá rola de tudo menos as baixarias e a falta de respeito tão comuns no fêici 😀 Tem bate-papo, coisas do meu dia a dia, curiosidades, material exclusivo, o pessoal me ajuda a decidir sobre novos projetos e, claro, muita zoeira. Além de participar de, pelo menos, dois sorteios mensais (inclusive de produtos exclusivos), receber pontos de fidelidade (que podem ser trocados por fofuras na lojinha), descontos nos produtos e outras coisinhas.
Ano passado foram 45 sorteios. Alguns prêmios são bem conhecidos como meus livros: Melhores Mentirinhas 2, Histórias de Sexta, O Monstro – Lembranças, O Monstro – Filhos de Quíron, O Monstro – Hora de Dormir e Horo – O Castelo da Neblina, o Monstro de Pelúcia e ilustrações. Outros são bem exclusivos como: Boneco do Horo de feltro (lindo demais), boneco da Pinkie <3 , DVD do curta de animação “The Present” baseado em uma de minhas HQs, camisetas e até escrever o texto de abertura na aba do livro do Horo.
Mas, pra mim, o mais legal é a interação e a proximidade. O grupo me apresentou pessoas fantásticas que têm tudo a ver com o meu trabalho. Verdadeiros Monstros. Tive o prazer de conhecer muitos pessoalmente e chamá-los de amigos. Hoje somos 117 (119 contando comigo e com a Sra Coala, que até hoje não pagou a mensalidade) e o mais legal é que esse tipo de apoio “financiamento coletivo e recorrente com foco no processo criativo” que já funciona muito bem nos EUA, vem crescendo cada vez mais por aqui. Pra se ter uma ideia, uso o apoia.se e, quando comecei no ano passado, havia apenas quatro projetos acima de mil reais. Hoje, um ano depois, são 23 acima desse valor, com 4 acima de R$ 5.000,00 (um deles com 31 mil mensais). Outros desenhistas também fizeram seus clubinhos e conseguiram mais uma fonte de renda pra somar às vendas, eventos e “freelas”. Ou seja, muitos artistas e produtores de conteúdo podem viver do seu trabalho e continuar fazendo o que amam, graças àqueles que também amam e acreditam nesse trabalho.
Enfim, fica o convite pra conhecer o meu CLUBINHO, o apoia.se e todos o projetos por lá. O apoio é repassado todo mês, tudo certinho, já tive o prazer de conversar com o pessoal do apoia.se e eles são gente do bem. O apoio pode ser feito por cartão ou boleto mensal e você pode participar pelo tempo que quiser e/ou alterar a contribuição (pra mais ou pra menos) sempre que quiser. Acho que é isso.
Abraço de Coala