Riso fácil - Mentirinhas

02 de dezembro, 2011 Postado em: Hq

palhaco_meme

Se tem um cara que é gente fina, é esse tal de Josimar.

comentários

155 Comentários

  • Victor Mazzucatto disse:

    Parabéns Coala! Muito bom…
    Parabéns Josimar! Gente fina mesmo…

  • @Gi_iii disse:

    Peeeeeega Que não é Coala!
    Ele mesmo disse ontem no Twitter: Calma, gente! É brincadeira. Se vocês me pegarem desenhando meme pode bater que é inpostor

    =P

    Caaaalma, Coalinha, Ainda tem muita gente que valoriza e aprecia as coisas bem feitas, isso tá se perdendo, é verdade, mas mais vale agradar a poucos que ainda valorizam um bom trabalho, do que cair nessa desgraça de “memetização”. Sou completamente contra o que alguns dizem de “se é disso que o público gosta, a gente faz”. Maior banalização. Tem mesmo é que investir nos bons como você e vários outros cartunistas que alegram nossos dias com desenhos e tiras de verdade ^^

    Beeeijo Coalinha ;*

    #DigaNãoAMemetização

  • Rafael Blaine disse:

    Caraca! num sei nem o q dizer.

  • Rafael Sith disse:

    Desabafo de um personagem que já foi o mestre do riso para muitas crianças… Entendo muito bem o que ele está passando e sou solidário a sua dor. Só não entre nessa vibe de “IT – Palhaço Assassino”, senão eu corro, hein?!?

  • WillemNobre disse:

    É mesmo triste ver a decadência do humor, da cultura e do pensamento ao longo dos tempos. Logo teremos tecnologias absurdas, viajens no tempo, cura da aids, mas seremos tão idiotas que não apreciaremos nada, nem o que é nosso, nem o que é natural.
    Muitos tem esperança no futuro, só espero que esses que tem esse pensamento é que seja o nosso futuro.
    Parábens Coala, é de grande pesar que admito a sua poesia como verdade, continua assim, diga não às artes MENORES, tão superficiais, frágeis e insignificantes, e avance sempre com as verdadeiras artes, as MAIORES, tão ricas e inteligêntes, mesmo com um humor simples, mas honesto.

  • Matheus Felix disse:

    Uma das melhores tirinhas que ja vi, talvez a melhor.

  • Vini disse:

    A minha admiração pelo coala está na habilidade do seu traço e na imensa criatividade ao fazer tiras diárias com conteúdo crítico e, ao mesmo tempo, humorístico das questões da nossa vida, sejam políticas, religiosas, filosóficas, etc…entremeadas com tiras de humor puro (ou eu que não entendi a mensagem). Ajuda muito ser fofo, cinza e com nariz de bolota preto. Parabéns!

  • Wagner disse:

    Parabéns pela crítica !! Cartunistas e ilustradores estão perdendo o seu devido valor para piadinhas medíocres e com desenhos prontos.

    Tá FALTANDO a arte … o refino … memes são como as piadinhas do Zorra Total … que repetidas inúmeras vezes ajudam as pessoas a entender a hora que devem rir.

  • Vini disse:

    PS: O Josimar é mesmo um cara legal.

  • muito bom, perfeito. Atualmente todos se acham “artistas” só pq tem um “programinha” de design gráfico baixado ilegalmente. As pessoas pessam que é tudo mto facil, que passar anos estudando e se aprimorando é uma perca de tempo. Que tudo se resume apenas um “desenhinho”.

  • Fabio disse:

    Acho que as pessoas vêm isso por um ponto de vista muito torpe.
    Sim está cheio de piadas sem graça de memes e etc mas isso é dar poder a quem não tinha a miníma habilidade artistíca de fazer humor (e possivelmente falhar).
    Há uma inundação deles mas os humoristas de talento ainda existem e com a mesma qualidade coala,will,carlos ruas etc estão aí como sempre estiveram e com as piadas no mesmo gabarito.E as vezes uma em um milhão de tirinhas industrializadas tem graça, e toda piada que faz rir vale a pena.

  • Felipe disse:

    Isso é triste. A boa arte já não é vista como antes.
    Muitos sites estão disseminando tirinhas banais, repetitivas, totalmente sem graça e sem transmitir mensagem alguma. E o mais triste é saber que existem pessoas que preferem isso…

    #DigaNãoAMemetização

  • Bezanga disse:

    Hahahahahahahaha
    Cara, eu fico besta com a sua criatividade e habilidade!
    P-A-R-A-B-É-N-S!!!!!
    =D

  • Robson Puert disse:

    Uuhnm, senti uma pontinha de ciúmes dos memes aqui. Eu particularmente gosto das tirinhas clássicas e bem feitas, como as do mentirinhas, e gosto dos memes também. Acho que há espaço para os dois estilos. Além do mais memes são bons pra quem não sabe desenhar.

  • Fantástico

    Sempre que vejo uma tirinha com esses Memes malditos penso: “TemAlgumaCoisaErrada com esse cara aí..”

    Pois tirinha não é pra ser SÓ engraçada. Tem que fazer algum sentido também.
    E ser bonita.

    Abraço

    http://www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com

  • Essa tirinha foi uma das melhores que já vi!

  • Clarice disse:

    Aaaah, eu gosto dos memes. Assim como gosto das tirinhas.

    Acho que tem espaço pros dois no coração da galera. *-*

  • Ah, eu devo confessar que de vez em quando perco tempo lendo tirinhas-meme, mas não tem nem como comparar com uma tirinha boa de verdade =D
    E também devo confessar que tenho medo de palhaços surtados O-O

    COALA COMENTA: Eu também, Fernanda. Não odeio os memes (até já brinquei com alguns nas minhas tiras). Na verdade essa tira é sobre banalização em geral. Agora, palhaço é coisa séria. CRENDEUSPAI! Morro de medo

  • Muito bom. Pensei que ninguém teria coragem de falar isso. Tenho mais um motivo pra admirar o mentirinhas agora.

  • Caramba, parabéns!!!
    Eu vejo 100 tirinhas desses memes mas não valem 1 dessa.
    Não se preocupe, a arte ainda é muito bem apreciada, e pelas pessoas certas, pelo que vejo.

  • Angela disse:

    Coala,

    lendo os comentarios
    deve ser bom ser tão querido assim né?
    eu mesmo, sou sua fa incondicional, entro no blog todo santo dia, as vezes mais de uma vez por dia (vai q vc tava mega inspirado e postou duas tirinhas né? rs)
    nem sempre comento, mas amo o seu trabalho, parabéns!
    e
    nao desista palhacinho lindo, inteligente e bem desenhado!!!

  • Bortz disse:

    Eu pessoalemnte acho que memes são estabilidades. Eles tende a serem bons sempre, já tirinhas tem algumas pessoas são boas (o coala e lobo limão são bons exemplos) e tem outros são ruins, sendo as vezes a piada é ruim.Tudo tem auge e queda. Vinde Monty Python. E palhaços são mais assustadores que engraçados.

  • Rafaela disse:

    Nossa….sensacional !!!
    Parabéns ! Vc sempre se supera…gosto muito desse lado crítico :)

    Beijoss

  • Ju disse:

    Ainda bem que temos artistas como o Coala, pra não abandonar a arte de vez.

  • Luiz Rodrigo Fernandes disse:

    Por um segundo pensei que você se entregaria ao humor fácil!
    oJosimaresqueceudefalarqueartistapassafome hahaha

  • Suh Medina disse:

    No começo até achava bastante graça nos memes, mas como diz na tirinha são “piadas repetitivas”, de vez em quando aparece uma diferente e engraçada, mas acho que já deu o que tinha que dar..

    Nada se compara a tirinhas elaboradas e criativas! =D

    Parabéns pelo trabalho! ^^

  • Camilla disse:

    Parabens pela tirinha =D
    bem legal mesmo….tipo eu vejo tirinhas memes mas nunca se comparam as d vdd mesmo….serio vejo so por não ter muito oq fazer na net e a maioria é muito tosca e ou porn…umas q se salvam pq d resto
    tirinha tem q ser feita por quem entende e sabe colocar a graça nela…não por mememaker q so sai tosqueira

  • George A.F. Gessário disse:

    MAS o lado “positivo” da explosão dos memes foi a volta à moda (tinha saído de foco) das tirinhas, bem feitas e com um humor mais inteligente, como as suas, até o Maurício Ricardo (charges.com) tá se envidando nesse caminho e publicando antigas tirinhas dele por conta dessa volta pra vc ter uma ideia… Um dia a qualidade sempre acaba se sobressaindo.

  • Mariana Sorc disse:

    sensasional! Parabéns Coala. Parabéns!

  • Fábio Maciel disse:

    Até que enfim alguém pra dizer a verdade sobre esses memes horrorosos! Parece que estamos voltando a uma época anterior às pinturas rupestres em cavernas… estas, pelo menos, tinham uma temática mais variada e eram mais autênticas.

    Parabéns por essa HQ e por todo o seu trabalho, xará! “Não se entregue. Somos a Nona Arte! ARTE! Entendeu?” =)

  • Tamires disse:

    Clap Clap Clap

    Tirinha de meme até eu, que desenho boneco de palitinho completamente torto e desproporcional, faço. Além do que, ainda não vi uma tirinha de meme que tenha uma idéia realmente boa por trás.
    Crítica perfeita!

  • Lucas Dantas disse:

    Eu vejo da seguinte forma, e entendo plenamente se descordam comigo:

    Os memes são tipo um fast food, que todo mundo pode fazer e consumir de forma rápida. Quem aqui não sabe preparar um hamburguer?

    Agora, as pessoas que realmente trabalham com humor/tirinhas/charges, estão mais para um Vienna ou Folha de Uva, agente pode até dar uma beliscadinha no 9gag naquele 5 minutinhos para o café durante o trabalho, mas se tem um site que eu não abro a mão de parar de entrar é este. Com piadas realmente boas, feitas com dedicação e tempo.

    Quem trabalha com comunicação sabe que é foda quando o mercado fica banalizado, mas o jeito é sempre saber contornar a situação, tem aqueles que se entregam, e problema deles quando se deixam levar, mas isso só faz os que continuam se dedicando na sua arte se tornarem mais unicos.

    Sei lá. É a minha opnião…
    =P

  • Jefferson disse:

    São coisas diferentes, não dá pra comparar. O meme é um humor “amador”, feito por pessoas comuns que não tem mais o que fazer. Pra mim essa tirinha soou meio arrogante, como se dissesse: “Eu sou um desenhista de verdade, um deus! Quem você pensa que é, seu lixo, pra tentar fazer o que eu faço?”

  • Para aqueles que realmente amam a nona arte, teu quadrinho foi uma grande inspiração. As supostas “memes e tirinhas” que infectam a internet no Brasil e mundo atualmente não são ou têm nada a ver com quadrinhos, da mesma forma que zorra total não tem nada de humor.

    São quadros baseados no mesmo roteiro sempre, o mesmo final, e contam com trilha sonora de risadas, para que assiste saber a hora certa de rir. Isso não é humor. É escravidão.

    Parabéns pela grande sacada.

  • De Marchi disse:

    Pelo jeito não sou só eu que to cansado dos memes.

  • V. Dias disse:

    Ótima tirinha!
    Concordo e muito com o que está nela posto, por isso resolvi traduzir-la e postar em um “famoso” site de diversão que tem muuitos memes, tanto que as vezes enche o saco.

    O link ta aqui: http://9gag.com/gag/857318

  • Beatrix disse:

    Ai! Eu não sabia o que era meme. Fui procurar no Google.

  • alexandre disse:

    Mermão, essa foi na mosca! Chega me arrepiou…

  • Jardel disse:

    Parabéns… Vamos valorizar o profissionalismo! Que por Sinal o Coala tem de sobra!!

  • BolaPaulino disse:

    cara. talento! Muitos se satisfazem com pouco. Seu trabalho é maravilhoso! Parabéns pela critica maravilhosa.

  • Jack disse:

    Não é bem assim. Eu não descordo de que ha muita tirinha ruim e repetitiva, mas se você souber procurar sempre tem umas tirinhas boas por aí e tem algumas que chegam ao nível de quem faz tirinha, mas essas são muito muito raras.

    E também tem outra, eu não ligo para o tipo de desenho da tirinha, eu vejo tudo que não tenha muito texto. Ler tirinhas só por causa do desenho é a mesma coisa que comprar um jogo por causa dos gráficos.

  • Vitor Ramos disse:

    Até que enfim alguém disse isso! hahahahahah
    Site muito bom, como sempre…

  • Lucas disse:

    em geral meme é repetitivo, mas tem piada que salva…

    mas realmente me deixa muito doido e raivoso pensar que tem quem faça quadrinho de meme e se sinta o mestre dos quadrinhos… ¬¬

  • Noshell disse:

    Simplismente…a MELHOR TIRINHA DE TODOS OS TEMPOOOOOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Guil disse:

    Puxa! Senti o impacto (e que impacto) da tira! Apesar de achar graça nos memes – quié? sei que todos acham graça – esse humor simplista e decadente tira a arte da arte! Vemos poucos artistas dignos de o serem chamados, e esse número parece diminuir a cada dia. Apesar de repetitivo: ótima tira Coala!

  • Davi disse:

    Na moral, eu curo os memes, acho incrível como uma imagem carrega tanto significado, e em várias partes do mundo.
    O ruim é que acaba ficando repetitivo mesmo!

  • Ah! Coala.. já disse inúmeras vezes que sou sua fã!! Quase não leio os comentários, mas gosto de ver a repercussão de algumas tiras..
    Como arte educadora, descobri uma coisa.. sempre teve inúmeros pintores, escultores, músicos.. sempre, e muitos! contudo só alguns ficam como “os grandes” aqueles que realmente ficam para os livros de História da Arte.
    E, sempre teve muita gente no mundo. Não é o fato de ter música boa digital que as pessoas que tem acesso ao mundo virtual prefiram este tipo de música.. nem acesso a blogs e sites, ou redes sociais, fazem da pessoa, enquanto público, ter a tal “cultura”.
    Conhecimento se adquire a duras penas, e a produção de obras de qualidade também. Assim, temos públicos diferentes, não é?!
    (credo.. mais um pouco e escrevo uma tese em vez de comentário.. rsrs)

  • AnaA disse:

    Não se entrege aos memes por favor!!!!
    Resista pq seus desenhos são muito bons, e memes é só uma modinha meio persistente mas vai passar!!!

  • Tatá disse:

    Parabéns, Coala! 100 tirinhas desses memes não valem um traço de uma tirinha tua, nem te preocupa que essa coisa não vai longe.

  • Rodz disse:

    Sério camarada parabens.
    Continue pois somos a resistência… Embora nao ligo para os memes e tudo mais eles até tem sau graça, mas nada supera p mim o humor inteligente.

  • Briella disse:

    Me senti um lixo por gostar de ler tirinha de meme T_T

    Tocante esse desabafo… Mas é verdade, quase mais ninguém gosta de piadas complexas

  • Rob Ville disse:

    Também acho!

    Essas piadas com meme é igual Zorra Total: todo dia a mesma coisa.

    Parabéns!

  • Evaristo disse:

    hahaha chora nenê. Hênfil teria nojo de vocês.

  • Evaristo disse:

    ahahah nada maior que ego de artista!

  • Alberto disse:

    É adoro suas tiras adorooooooooo

  • Guilherme disse:

    Até parece que é fácil rir de tirinha de meme! No máximo a gente solta aquele soprinho pelo nariz, indicativo de que apreciou o esforço (se é que tem algum) do criador em fazer rir.

  • Evaristo disse:

    Eu me pergunto se João Gilberto faz música criticando Pagode?

  • Rafael disse:

    Eu gosto de tirinhas meme como gosto do mentirinhas, willtirando, um sabado qualquer. Lógico que não tem comparação. Aqui é um traço artístico, uma coisa mais elaborada e inteligente. Lá é mais banal, simples e idiota. As vezes me identifico com algumas tirinhas meme e dai pra mim, vem a graça. Mas sempre elogio muito as tirinhas feitas pelo Coala e acho um trabalho ótimo! Continue assim =)

  • HiroTrotte disse:

    Boa Coala!!! Poeta como sempre!!!

  • DrViral disse:

    Cara, eu tava hoje pensando nisso, vários blogs que tinha um bom conteúdo hoje só estão postando Memes… esta tirinha diz tudo.. Parabéns!

  • Falou tudo!
    A mesma piada todos os dias. O mesmo final…

  • Math disse:

    Eu gosto bastante de tiras de memes =]
    Dou muita risada vendo, porque a maioria é bem “idiota” mesmo, e essa que é a graça
    É mais uma coisa pra rir e descontrair

    Mas claro que eu não trocaria uma boa tira bem desenhada e com humor inteligente nem por 500 tiras de memes ‘-‘
    Por isso meus blogs preferidos são como mentirinhas, Willtirando, USQ e por aí vai

    Nem se compara

    Mas eu tenho que admitir que hoje em dia a grande maioria dos blogs de tira/humor está virando blog de meme =\
    Por isso que quando eu acho um bom blog eu valorizo muito ele, acho que mais gente deveria valorizar

    Não que as tiras com memes devam acabar, mas deveria ser uma coisa mais equilibrada D:

  • Diego Marinho disse:

    Entendo exatamente os sentimentos desse palhaço!
    Excelente tira Coala!
    Valeu!

  • Digo Freitas disse:

    Ótimo trabalho nessa tira, Coalão!

    Chegou a ver uma que fiz no mesmo tema esses dias?

    Abraço e continue com essa maravilhosa arte!

    COALA RESPONDE: Vi sim. A plaquinha.

  • Crazy disse:

    Me gusta mentirinhas!

  • Graças a Deus, pensei que eu era o unico humano a não aguentar mais esses malditos memes e as pessoas que acham que com eles qualquer um pode ser cartunista.
    Digo e repito: Grande Fábio!

  • S disse:

    ah , uma coisa é tiras de memes, que tipo algumas raras delas são engraçadas pela IDEIA, e por isso acham que por ser um estilo simples de desenho podem fazer qualquer coisa recortande e colando falas.
    Realmente a falta de boas piadas novas está brabo, alguns apelam para o non sense e humor negro que é legal pelo meu ponto de vista, como o bloddy brothers e peixe aquatico, ou levados pela guerra atomica ou romanticamente apocaliptico.Mas é dificil achar sites como Mentirinhas e Willtirando que usam um humor novo e ingenuo, assim como chaves, e ainda criticam os podres da sociedade.
    enfim a unica coisa que tenho a dizer é, tu é foda o/

  • MTavares disse:

    Cara, extremamente bom! Agora com esse negócio de MEME todo mundo acha que é artista ou piadista!
    Por isso que sou vistante assíduo do seu site!
    Adoro suas tirinhas!

  • kitsune154 disse:

    Malditos memes, mal posso ver seus movimentos.
    Não vejo problema com o uso deles, mas com moderação né!
    O uso abusivo deles pode resultar em piadas repetitivas e sem graça.

  • Jr disse:

    Cara pra mim você e o Ruas do USQ são os melhores, parabéns!

  • Bruno Fonseca disse:

    Acompanho seu site diariamente mas nunca havia postado, e tenho que dizer.. O SENHOR É O CARA!

    Continue com os seus bons quadros, que você já está longe mas ainda vai muito mais!

  • Anarcoplayba disse:

    Eu acho que vocês, artistas, se ofendem muito com os Memes. O cara do (agora extinto) “nanquim na unha” fez uma tirinha “idêntica”.

    Sinceramente? Curto pra caramba o Mentirinhas e outras tirinhas e quadrinhos, e Memes são OUTRA coisa.

    Memes são o Remix do Humor. Da mesma forma que o Memê (que remixou as músicas do Lulu Santos no disco “Eu e Memê, Memê e Eu”) pegou músicas existentes e fez uma releitura, os memes permitem a mesma coisa. Ou mesmo os geradores de quadrinhos. Ou ainda os programas de remixagem musical.

    Acho muito complicado a galera sair por aí falando “o que é arte e o que não é”.

    Historicamente, isso sempre se voltou contra os críticos. “Arte Moderna não é Arte!”, “Quadrinhos não são arte.”, “Webcomics não são arte”, “Memes não são arte”, e por aí vai.

  • Eduardo disse:

    Simplesmente PERFEITO!

  • JR disse:

    Coala, eu odeio memes acho q foi a unica tirinha q fez q nao gostei…

    como as outras tirinhas de meme foi chata.

  • Recebi essa tirinha por uma amiga, e devo dizer que fiquei feliz de ver que há mais pessoa sque pensam como eu. De fato, eu sempre fui um grande admirador do humor em quadrinhos, independente do estilo do traço.

    O melhor exemplo é o Ota, da revista MAD, cuja característica do traço é de ser propositalmente tosco, mas todos criados por ele (assim como o saudoso Glauco, com Geraldão).

    Eu abomino os memes, pois pra mim não passa de um “copia-e-cola” de quem acha que sabe fazer rir. Como a própria tirinha diz (e eu já falei milhões de vezes no meu Facebook), é a como ver a mesma piada todo dia, com os mesmos memes repetitivos e compartilhados incessantemente.

    Adorei a crítica e dou os parabéns a você, Coala, pois pra mim, a internet deve ser mais um grande veículo a perpetuar a clássica arte de fazer rir com quadrinhos. Mas com estilo e originalidade.

  • Sarah disse:

    Maravilhosa!
    O Josimar tá certo, isso é ARTE. 😉

  • Carol Paiva disse:

    Confesso que leio algumas tirinhas de meme, mas nada daquilo se compara ao trabalho de uma tirinha bem feita e com muito mais sentido.
    Os memes só refletem aquilo que passamos durante o dia-a-dia. A maioria dessas tiras só falam de coisas que já sabemos, diferentes de tiras como as do Coala que nos dispertam para aquilo que nem percebemos, para coisas importantes que nem nos damos conta.

    Não troco o Mentirinhas por nenhum outro site de tirinhas, sinceramente é de longe o que eu mais gosto e o que mais me alegra (:

    Bjo ;* ^^”

  • @Le_Corinthiano disse:

    No começo eu pensei que ele ia falar sobre o Stand Up Comedy

  • Camila_Az disse:

    HUMILHOU!
    Coala sem limites!
    Parabéns,vc conseguiu se superar!

  • David disse:

    Melhor tirinha que eu já vi.. Parabéns

  • Ótima Coala…
    Venho acompanhando o mentirinhas desde o início e essas memes (infelizmente) também. Desse um mega show nessa tira!

  • Doug disse:

    I-N-C-R-Í-V-E-L!!!!
    Perfeito!
    Cara, tirinha tocante……….. maaass tem algumas tirinhas memes que salvam… mas não tem nem como comparar meme e tirinhas como a sua, memes são só um passatempo, o que tu faz é arte!

  • Laís Afonso disse:

    Como diria o Marçal, o problema não é o MEME e o que acompanha ele! Normalmente junto de um meme vem um piada sem contexto, sem graça! Hoje poucos realmente tem um enredo bom! E vc Sr Coala e uma dessas pessoas que tem um maravilhoso enredo!

  • Júlia disse:

    Lindo Coala, como sempre.
    Eu estava pensando isso agora mesmo enquanto eu via uma tirinha dos Bichinhos de Jardim( blog, que, como o Mentirinhas, visito diariamente).
    Aos que disseram que os memes dão, oportunidade a quem não tem tantas habilidades “desenhisticas”: dão mesmo. Mas questão é o conteúdo das tirinhas de Meme ( e Briella, não se culpe por gostar delas).
    Na minha opinião, as tirinhas do Mentirinhas e Cia. são como os clássicos da literatura: oferecem entretenimento, mas são mais inteligentes, e geralmente trazem algo mais, como uma crítica, uma reflexão, um pouco de poesia, e o aprendizado. Já as de Meme são como os livros, muitas vezes chamados “subliteratura”, cuja a intenção é apenas entreter.
    Obviamente, você não é obrigado a gostar de Joyce ou Dostoiévski – mas também não se vive só de Bestsellers (sem preconceito, tem vários Bestsellers de muita qualidade).
    Creio que a intenção dessa tirinha é valorizar os artistas, que tem muito talento e se esforçam, para nos fornecer ARTE. Não que os Memes não mereçam atenção, mas deve – se reconhecer o esforço de artistas como o Coala.
    PS.: Não acredito que li 75 comentários e ainda escrevi tudo isso. E tudo num comentário.

  • ErvinhaVV disse:

    pois é..eu tambem li todos os comentarios..fui lá no google saber que diabos eram “memes”..são bem feinhos….
    folhinhas de eucalipto p vc coala…

  • PH disse:

    Se a crítica é pelo conteúdo, eu entendo que tudo que vira febre acaba trazendo versões ruins. É assim com a música, é assim com os livros, e não poderia deixar de ser assim na Internet também. Mas nesse mar de tirinhas porcas, existem sim ideias boas, piadas boas, que fazem a gente se identificar com pequenas coisas.
    Se a crítica é pelo veículo das piadas, e a sua pobreza de detalhes, saiba você, Sr.Coala, que não é todo mundo que nasceu com o lindo talento que você tem. Mas mesmo essas pessoas podem ter boas ideias, nao possuindo, portanto, um meio belo para expressá-las. As tirinhas do Rage Guy Family, por trás de toda babaquice, são, sim, um movimento interessante, de onde dá pra se extrair várias conclusões. Muito do público dos memes, por sinal, engrossam o seu público.

    É muito bonito tudo isso, mas acho que sua tirinha foi um pouco exagerada. Jurava que o palhaço ia se transformar no Rafinha Bastos no fim… Mas aí seria óbvio demais, né?

  • Sérgio disse:

    Muito boa crítica! Concordo plenamente com você nessa tirinha.

  • Josimar Oliveira disse:

    Muito boa a tirinha mesmo!!!! só q o que mais me espantou foi o nome do carinha hehehe, é dificil ver alguém com o mesmo nome que eu por aí, ainda mais no Mentirinhas que já acompanho há um tempo!!! vlw Coala!!!

  • nelson disse:

    genial. parabens pela criatividade nessa.
    esse negócio de MEME é realmente ridículo.

  • carol disse:

    O problema dos memes não é o desenho ruim, é a falta de conteúdo.
    Além disso , nessa tirinha mesmo, eu consegui sentir as emoções exaberbadas, a fúria incontida do palhaço, algo que dificilmente(para não dizer nunca)um meme conseguiria passar.

    Aliás, nada como uma bebida cor de sangue para deixar o momento mais dramático, arrassou Coala.

  • Marcela disse:

    a melhor tirinha que já vi em toda a minha vida.
    parabéns.

  • Gabriela disse:

    Desculpa, mas eu preciso defender os memes, conheço memes e eu realmente gosto, eu aprecio a arte, e amo desenhar, mas as vezes é em um desenho sem muita técnica, que consegue tirar bons risos nossos.
    Pois afinal, uma verdadeira piada, nao está no seu traço, e sim no seu conteúdo, eu adoro as tirinhas com desenhos tradicionais, como as do mentirinhas, acompanho todo o dia, mas também adoro piadas com memes, pois podem parecer “sem graça” mas geralmente relatam nosso dia a dia, e em muitas expressões sem tecnica no desenho, conseguem descrever nossa situação melhor que em muito desenho profissional, e isso sim que diverte.

  • André disse:

    Cara vc ganhou totalmente meu respeito com essa. arrebentou mesmo. parabéns!

  • Thamiris disse:

    confesso q não curto palhaço (me dão medo), mas compreendi a mensagem. a algum tempo percebi qe ñ tenho achado graça de muitas coisas por aí , pensei estar ficando velha… mas agora vejo que apenas estpu ficando mais seletiva, tenho mais conhecimento e ñ rio de qualquer besteira (a não ser q beire o ridiculo).
    como sempre: PARABENS COALA, vc é realmente talentoso!
    e + uma vez obrigada pelo site!

    The “earth” without “art” is just “eh.”

  • Luciana disse:

    Parabéns!!!! Tira maravilhosa!

  • Vinicius disse:

    Obrigado Sr. Coala por tirar toda a graça dos memes.

  • Alan disse:

    Coala, Mais uma vez você surpreende com a poesia e o despertar de consciência sobre o que nos cerca e assimilamos sem muito pensar.
    Gosto muito dos memes e de vez em quando faço alguns, mas você mandou muito bem alertando para a industrialização desta vertente, com o esquecimento da boa arte. A que é apreciada pelos olhos de quem admira o belo.
    Parabéns!!

    Agora, vê se não fica muito “no salto” com esse monte de parabéns!!..hahaha

  • Cla disse:

    Uuhnm, senti uma pontinha de ciúmes dos memes aqui. Eu particularmente gosto das tirinhas clássicas e bem feitas, como as do mentirinhas, e gosto dos memes também. Acho que há espaço para os dois estilos. Além do mais memes são bons pra quem não sabe desenhar. – concordo.
    e digo mais uma coisa, o mentirinhas é SHOW, mt bom msmo,só qe os memes são piadinhas mais bobas, mais cotidianas, é um humor diferente, eu gosto dos dois.

  • Fê Silvério disse:

    Muito boa a tirinha e verdadeira tb….Parabéns!!!

    • William disse:

      Parabens seu trabalho é muito bom mesmo, mas os memes são engraçados pois retratam situações cotidianas de maneiras simples. Não tem toda aquela emoção de suas tirinhas e hqs(principalmente) mas geram um sorriso facil pois as pessoas se reconhecem atraves dos memes.

  • Rafael Martins disse:

    Perfeito! Sábias palavras Sr. Coala!
    Engraçado o pessoal falando sobre ciúmes, caramba! Como seria possível ter ciúmes de coisas repetidas, as mesmas caras sempre! Esses memes já deveriam estar extintos!

  • Nenoboy disse:

    Memes são phodas…
    ding ding ding… xD

  • Lucas C. disse:

    Coala,
    todo dia eu olho o seu site no minimo duas vezes (ainda assim perdi a ilustração do Dedé). Os memes sao coisas porcas que usam do cotidiano para dar humor a “tira”. De vez em quando eu vejo memes, mas só 1 em 30 que tem alguma graça. Nao se preocupe q um dia essa onda vai passar e a nona arte sempre vai prevalecer.

    Abrçs

    #DigaNãoAMemetização

  • Humberto disse:

    Acho que se eu pudesse viajar décadas atrás, encontraria algum bom literário dizendo algo parecido sobre o humor em tirinhas…

    • Juninho disse:

      A mais pura verdade. Eu gosto dos memes. E acho que é uma forma de humor que, mesmo que você acha repetitiva, Coala, pode servir pra tirar humor de tudo. Funciona maravilhas. São como os bordões deveriam ser. Sempre a arte anterior reclama da nova forma de arte. Por isso. Vida longa as tirinhas. Sejam elas em memes ou de criações próprias.

  • sara disse:

    Enquanto os artistas de verdade gastam um dia para elaborar e desenhar m tirinha num dia, os outros fazem posts o dia inteiro pq não têm que pensar nem desenhar.

  • Tom disse:

    Esse Josimar é muito firmeza mesmo! uhahuahua

  • Caio Alves disse:

    Sinceramente, estou sem palavras, finalmente um dos poucos bons cartunistas que nos sobraram no meio da invasão de blogs que postam somente memes e/ou são mero espelhos de tradução de tirinhas de blogs internacionais, quais dos muitos nem creditam o artista original.

    Me faz ter mais desapreço pela nona arte cada vez que vejo mais um destes meme-blogs ou espelho-blogs, somente vendo uma bela tira como esta que com simplicidade e sagacidade simples e direta traduz este sentimento e me faz continuar a apreciar esta arte qual vem deste as postagens semanais dos simples “recruta zero” e demais.

    Sinceramente, continue assim, sucesso!!!

  • Leonardo disse:

    Mas você tem que entender que não é todo mundo que tem o talento que você tem coala…

    • Rafael disse:

      É verdade. Por isso se chama “Nona Arte”; a arte é feita para ir aprendendo e não para fazer qualquer coisa e falar “está feito”. Para se fazer algo perante a arte, precisa de técnica e treino :)

  • Klarisse disse:

    G-E-N-I-A-L

  • o sincero disse:

    Foi de um extremo bom gosto sua tirinha!!!!!
    acho que não vou olhar para um meme do mesmo jeito!!!
    Gosto bastante de suas tirinhas!!!!
    (deixando de ver alguns sites a partir de hoje!!!)

    espero que abra os olhos de muitos!!!!

  • Gabriela disse:

    Olha eu tenho algo a dizer eu gosto de tirinhas meme e também dessas que o próprio cartunista faz mas vocês cartunistas ficam atacando as tirinhas meme porque estão começando a perder o publico eu peço que parem de apelar e deixem cada um ser de um jeito e as outras pessoas podem até me criticar falar de mim que estou errada mas eu sei que estou certa então falem eu não ligo esta é a pura verdade.

  • Bruno disse:

    Eu gosto de memes e não vejo nada de errado neles. Te fazem rir pela idéia e não pela arte gráfica. E diga-se de passagem que algumas das sacadas contidas neles são geniais. Assim como o trabalho do mentirinhas q além de ótimas idéias tem uma qualidade muito maior no desenho.

  • Neo disse:

    Olá Coala,

    Sua tirinha ficou muito boa, mas o que encanta nos memes é que qualquer um pode criar sua própria tirinha, contar o cotidiano, situações engraçadas. O seu trabalho está muito além disso. É ser crítico, criativo, instigante, sem precisar ser sempre engraçado como nos memes. O melhor das suas tirinhas é nos fazer pensar de uma forma interessantíssima situações de diversas do fictício ao real.

    Parabéns pelo seu trabalho, gosto muito dos memes, mas admiro muito seu bravo esforço em trazer todos os dias algo novo a nós, seus leitores.

  • Suicide Mouse disse:

    O pior é que nem sabem que merda é um meme e ficam aí falando “eu adoru memes rsrs”. Pra eles memes são “tipos de carinhas”. Transformaram em algo completamente cancerígeno e sujo que impregna todos os cantos da internet. Não é humor, não é inteligente, não tem valor algum, é só mais um aborto virtual que os brasileiros tanto adoram espalhar até encher o saco, como era com o “Ronaldo, dããã” e outras imbecilidades retiradas de programas idiotas.
    E o mais engraçado é que brasileiros adoram achar que estão por dentro das novidades e abraçaram essas merdas de tirinhas de blogs fuleiros como a mais nova sensação do momento, sendo que isso é mais antigo que os pentelhos de Judas e a internet americana já superou essa fasezinha há tempos.

    Parem de encher qualquer idéia em potencial com rostinhos imbecis que vocês nem fazem idéia qual significado possuem e de onde surgiram. Parem de dar dinheiro pra blogueiros que roubam material alheio e estampam o selinho do seu blog de merda no canto da imagem. Parem de agir feito macacos no único lugar do Brasil onde ainda deveria existir um refúgio disso: a internet.

  • klauber disse:

    Cara memes são sim engraçados e tals, mas nunca, nunca mesmo irão superar a criatividade de um ilustrador ou cartunista com uma vocação como a sua Coala, adoro suas tiras leio toda semana e continuo lendo e indicando pra quem curte humor com raciocínio, conhecimento e crítica. Parabéns

  • Sayuri disse:

    Muito bem feito.

    Por isso acompanho o mentirinhas, pq o humor eh genuíno e não idiota.

  • Felipetah disse:

    OWNED NOS MEMES! CHUPAAAAA

  • Celio Barbosa disse:

    Disseram tudo!
    Parabéns pela tirada, e enquanto houverem artistas, sempre haverão piadas.

  • Wesley disse:

    Demais a tira, parabéns Coala!

  • Alexander disse:

    aff nada ve, geralmente suas tirinhas são muito inteligente mas essa francamente ¬¬.

    não falo isso só pq eu gosto de memes, pow falo pq realmente não é assim, desde quando humor se resumo apenas a humor inteligente? Eu sei que vc não quis dizer exatamente isso, mas a tirinha deixou uma mensagem clara de desprezo com a forma de humor que os memes usam, fazendo parecer que a sua opinião é absoluta sobre as outras de humor, o que não é fato ja que humor não se limita a uma categoria só. Se vc não gosta de memes, ok, vc tem seu proprio gosto, agora não ataque isso só pq vc não gosta, pois vira uma opinião infundada e ignorante, se ao menos tudo o que vc falou dos memes ali fosse verdade, tudo ok, mas não é

    • Raphael Castelo Branco disse:

      Pow véio discordo de vc.
      Eu sinceramente acho que tirinha com as carinhas que vcs chamam de memes até tem sua graça, mas o ponto foi uma crítica ao fato de que em certo tempo cartunistas eram opinários a situações do cotidiano de uma forma elevada, o que algumas pessoas destacam como ponto positivo (o fato de qualquer um se expressar comicamente com os memes) na verdade no ponto de vista de um artista de verdade como o Coala e o Angeli que tem tantos anos de estrada é extremamente negativo. Estamos em uma época em que tudo é banalizado, pior do que empobrecer o sentido da palavra memes a essas carinhas que na verdade fazem parte do grupo de memes, é vc ver mulekes que de 15 anos de idade falando que são: “as carinhas do Facebook.”
      Não vi nessa tirinha uma critica direta aos ditos memes, e sim um critica ao “mimetismo” cultural dos jovens.
      Ta na moda ser Rockeiro, bora escutar Restart
      Ta na moda ser Raper, bora escutar bonde do strogonofe ou sei la como se chama.

      Quando as pessoas não conseguem atingir o nível de algo, ou não gostam de como akilo é, elas simplesmente mudam de acordo com o seu gosto. Não é de todo mal pois dai vem a evolução. Mas é certo que nem todos tem esse dom.

      Parabéns Coala pela tirinha e pela crítica, mas ou eu sou paranormal ou é old essa tira ai heim….

  • Megadeth disse:

    Os memes são o zorra total das tirinhas…

    • Guil disse:

      Pq será q nós achamos graça nessas coisinhas idiotas? Eu acho ridículo, simples e mal acabado, mas ainda sim acho graça! Zorra Total das tirinhas foi boa: pouco conteúdo e muita repetência!

  • Luiz disse:

    Olha, não quero dar uma de hipster, anti-modista ou coisa assim; mas alguns desses memes eram legais no começo, quando eram na sua maioria 4 quadrinhos com desenhos mal-feitos. Eles eram engraçados, porque eram uma coisa extremamente amadora mas que relatava coisas que acontecia com todo mundo. Já dei muita risada com tirinhas do rage guy.

    Hoje dá raiva, porque as histórias perderam muito daquilo que dava graças a elas, há exceços de personagens e carinhas sem graça, não há mais desenhos mal-feitos (que as algumas vezes chegavam a ser a piada do negócio) e as tirinhas são lidas na vertical. O pior é que os blogs de humor estão perdendo conteúdo e postando só essas tiras, pois eles parece serem sempre a mesma coisa,só mudando o layout. Tanto é que se vê a mesma tirinha em vários outros blogs do mesmo gênero.

  • Gabriel disse:

    Sinceramente eu não gostei da tirinha, a minha opinião é q humor só tem uma regra: SER ENGRAÇADO, não importa se é inteligente ou não, existe espaço pra todos. Eu particularmente adoro memes, vejo vários blogs todo dia, e tb vejo outros tipos d tirinhas como o mentirinhas, o USQ, etc…
    Eu acho ridículo essa tendência q as pessoas tem d sempre menosprezar uma coisa para poder valorizar outra, toda arte tem o seu valor, o seu objetivo. As tirinhas d memes normamente retratam o lado engraçado de situações cotidianas, são simples e qualquer um pode fazer sem se preocupar com a qualidade do desenho.
    E eu tenho certeza q o humor inteligente não vai morrer por causa dos memes, tanto q esse tipo d humor sempre existiu na televisão com os bordões.
    Sempre haverá espaço pra tds, se não gosta das tirinhas d memes, pelo menos respeite.

  • Elias disse:

    PERFEITO.

    O melhor quadrinho do ano!

  • Elton disse:

    Nossa, muito bom Coala! Parabéns cara. Tiras muito criativas e inteligentes. Já li todas que estão no site…hahah não consigo parar de ler, é viciante.
    Ganhou mais um fã :)
    Abraço!
    Elton

  • zezao disse:

    Os memes deram ao público uma forma de se expressar.
    Independente da qualidade, eles deram voz a uma forma de expressão que antes era segregada àqueles que “sabem desenhar”.

    Coloquei entre aspas, porque muitos cartunistas como Henfil, Mino, etc.. não tem tecnica alguma no sentido academico. Eles buscaram soluções simples e foram se aprimorando até encontrar um equilibrio bom o bastante pra passar suas ideias, mas com um traço que até crianças de 7 anos conseguem emular.

    Um dia esses caras podem ter sofrido o mesmo tipo de preconceito. Hoje tem reconhecimento, e até são chamados de gênios por alguns críticos.

    Tirinha sempre foi uma forma de humor rápido, com um leve tom de subversão. E a internet potencializa tudo isso.

    Existem Memes ruins? Óbvio, da mesma forma como existem tirinhas profissionais ruins. Cartunistas com muita técnica, mas que não fazem rir.

    Um bom exemplo é este site. Gosto das mensagens que ele passa, acho tudo muito fofinho e isso me dá algum prazer estético. Mas, raras as vezes me fez rir. Mas rir mesmo, sabe? Já os memes me fazem rachar o bico todo dia.

  • zezao disse:

    Outro fenomeno interessante gerado pelos memes é da arte maior que o artista.
    Ninguém faz questão de assinar memes. As pessoas simplesmente fazem. E desprovidas de qualquer identificação elas também se libertam de seus pudores.

    O que pra alguns pode ser humor apelativo, a mim parece um humor mais sincero.

    Hoje o cartunista pode ser severamente punido por uma simples palavra mal colocada. Tudo é motivo de processo. Já os memes tem imunidade. Posso falar mal de celular de Funkeiro às alturas no onibus sem ser taxado de preconceituoso, elitista…

  • Tia Filó disse:

    *——————————* ótimo !

  • luuh disse:

    então… pode me chamar do que for, mas eu NUNCA gostei de palhaços. nunca ri… na verdade, eu nnca gostei de circo

  • Samuel disse:

    Concordo completamente que o humor tem sido distorcido a piadas ridículas, repetitivas e que não querem dizer nada.

    Quero dizer, trabalhos como o do Coala, do Will leite, do Adão e de muitos outros são incríveis e imensamente apreciados por mim e por muitos, e nunca poderão ser substituídas por algo tão simplista.

    Mas ainda acho que tirinhas de memes são muito úteis para as pessoas que querem contar algo, por mais insignificante que seja, mas não tem qualquer habilidade com desenhos. Não que memes sejam bem desenhados… ou que qualquer outro objeto que apareça nessas tirinhas seja. Mas é um estilo meio trash de contar qualquer coisa que saiu da cabeça. É uma forma facilitada de, na maioria das vezes, falar merda nenhuma.

    Não é arte, nem é humor de verdade (é só algo para rir sem pensar muito)… mas não faz realmente mal a ninguém (tem “outras formas de humor” que fazem, de verdade…humor negro? xenofobia? vê-se isto mais na TV do que em tirinhas de memes) e NUNCA chegará perto do trabalho dos cartunistas de verdade.

  • Um merecido tapa na cara da sociedade

  • @wmcorreia disse:

    Me gusta;
    Eu gosto dos memes

  • iulo disse:

    muitas tirinhas memes são divertidas, sutis, irônicas e retratam coisas do dia-a-dia de qualquer pessoa (por isso, muito engraçadas). existem tirinhas memes ruins? existem, assim como existem muitas tiras ruins aqui também.

  • Simone disse:

    Achei a tira de uma criatividade absurda, tive que vir aqui comentar, vocês estão de parabéns! Infelizmente é o mesmo que acontece com a nossa música, é triste ver que o que faz sucesso são essas coisas repetitivas e chatas que não tem o mínimo de conteúdo assim como essas músicas que surgem e ressurgem é lamentável!

  • Hunter disse:

    Cara, não desanime, você é o mais engraçado xD

  • Luis Alberto disse:

    Perfeito! Estava pensando em fazer algo sobre este assunto.

    Memes malditos, Memes malditos, lá, lá, lá…

    Parabéns!

  • pregomal disse:

    O mais legal é que tem parceiro dele que faz tirinha em Meme.

  • Kbeça disse:

    Coala,

    Concordo com você. Essa “onda” de memes não acaba nunca. Tudo é isso. Foi-se o tempo que tinha graça.

  • Julia disse:

    Muito perfeita. Os memes não chegam a ser estúpidos como certas “comédias” da internet e da televisão (ao estilo cacetadas do faustão) mas não dá pra comparar com o trabalho dos cartunistas. Quando leio as tirinhas de memes, sempre acho que parece uma conversa entre amigos, bem casual. É bom, mas se você só fizer isso da sua vida vai virando aquele tio bêbado que só sabe incomodar falando sempre sobre os mesmos assuntos.

  • O Sincero disse:

    puts comentei nesse post em dezembro do ano passado =)

    olha ae seguindo por quase 1 ano o mentirinhas =)

    e estou livre de memes a 7 meses vlw coala o/

  • Daniel disse:

    Ok, deveria parar de ler comentários, ficar só com as tiras e ponto. Mas, vamos lá.
    Primeiro: Meme não é o nome das tirinhas mal feitas que poluem a internet. Meme é um tipo de viral. Se você faz uma tirinha copiando e colando rostos, ou de um gerador automático, e 5 pessoas veem, parabéns, você não criou um meme.
    Segundo: Isso não é arte. Sério. Não podem também jogar o Henfil nisso, porque se ele não tinha formação acadêmica em artes, ele tinha muito conhecimento em política, jornalismo, história, etc. O suficiente pra fazer tiras criticas ao momento que o país vivia.
    E na boa, concordo com a ideia de “cpntar uma história sem precisar saber desenhar”, mas por favor, tem que pelo menos saber escrever, né? Nem isso o povo sabe.

    Enfim, ótima tira, estou cansado há muito tempo dessas tiras, já tentei ler muito, já li 10, 20 páginas seguidas dessas coisas, sem esboçar um sorriso se quer. Aliás, quadrinhos ou tirinhan nunca foram apenas sobre fazer rir, por todo o resto E as risadas, o sr. Coala aqui tem pontos de sobra.

  • Raphael disse:

    Os memes agridem a vista. #prontofalei

  • Michel disse:

    Bravisso!!!

  • Nunca esqueci desta tirinha, me levou às lagrimas na época, e nunca esqueci. Uma lição de que não podemos nos render aos memes, e aos desenhos toscos e mal feitos. Só que porque o pais é uma galinha sem cabeça, e o público e o resto do mundo também deixa a desejar, é que não vamos nos render.

    Aplausos eternos.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*