Muito forte a tirinha, a concepção da ideia da criança, protegida pelo pai contra a guerra, sem perder a essência de criança nem a vontade de sonhar. Mesmo depois da covardia que sofreu, estava dentro de seu sonho, de sua ilusão boa. graças aos céus, foi vingada, mantendo sempre a inocência de criança. Muito bonito, profundo e indagador: Até onde vai a maldade humana? Pode uma criança conseguir sempre ficar aquém a isso tudo? Tenso.
Demais!!! Só o desenho da “capa” já ficou perfeito.
Saber variar do humor para o sério, e tratar temas tão complicados com essa leveza e lirismo não é para qualquer um. Parabéns!
O final me lembrou um pouco “O Profissional” 🙂
Caraca, Coala… sempre vejo e nunca comentei(sou preguiçoso), mas essa, mais que nunca, merece ser comentada.
Achei ÓTIMA…
Emocionante e, lógico, muito bem sacada, como todas…
Em casa, choramos de rir sempre pelas suas tirinhas, hoje pelo jeito vai ter chororô, mas vai valer a pena.
Ei Coala, algo em específico o motivou a esta tirinha? Compartilhe com a gente!
A propósito, sem palavras essa tirinha. Literalmente!
COALA RESPONDE: Eu queria desenhar uma HQ sem ser a trabalho, algo pra mim. Criei esse personagem “monstruoso” há alguns anos, mas em outra história, que é bem mais longa e complexa. Quem sabe um dia eu a desenhe.
pra quem não entendeu o palhaço é o outro ocupante do carro q estava dormindo e entrando no sonho o monstro o fes tirar o pino da granada q era o pirulito!!
Concordo com o Leandro Albuquerque: tem muito mais que uma boa história nessa HQ; há um sentimento, uma essência. Uma mensagem muito bonita, e se posso dizer, de esperança. O que eu achei mais interessante é que todos os detalhes estão em harmonia, desde os olhos do monstro até à roupa do palhaço e da cor do bicho em que ele está. Todas as cores e detalhes estão perfeitos!
Leio todos os dias.. geralmente esta leitura ocasiona altas gargalhadas.. risos safados.. e bom.. deixa pra lá..
Mas hoje.. parei, reli, e engoli o choro.. (pelo visto não fui só eu!)
Uma das definições de arte/estética é justamente aquela obra que provoca emoções no expectador.. caramba!
Coala, se você é bom em risos é melhor ainda para lágrimas!
outro detalhe: o carro dos nazistas é um fusca e o palhaço está em montado em um besouro. Pra quem não sabe o fusca era chamado de besourinho aqui no Brasil…
Não comento muito não apesar de entrar no site todos os dias, não que as piadas sejam ruins, são MUITO boas, mas é preguiça mesmo. Mas isso foi muito bom. Parabéns!
simplesmente perfeita, fantástica!
Posso dizer sem sombra de dúvidas que o Fabio é um dos melhores cartunistas que temos hj no país, num tempo onde o tosco é a moda na internet, vemos algo tão bem feito como esse blog.
Tirando a “Mentirinha” do final, esta história esta muito bem contada. Pois ela é um fardo que todo homem consciente precisa ter da história humana. Ela, a charge, me fez lembrar o filme O labirinto do Fauno. Acredito que isso já diz tudo.
Mostra também a força da imaginação das crianças mesmo nas piores situações. Não tenho muito a dizer além do que os outros já disseram, mas acho que é importante deixar um comentário para valorizar seu trabalho, que é sempre tão bom!
Que história mais triste coala, contudo foi muito bem feito como sempre.
P.S. Senti um que de A vida é bela do Roberto Benini misturado com Bastardos inglórios do “Samuel Rosa” huahuahauha.
Oi! Acompanho o site diariamente, mas nunca comentei… mas preciso dizer…vc é um artista maravilhoso mesmo!! Parabéns pelo seu talento e faça mais histórias! Estou ainda com os olhos cheios d’água…
Oi!! Leio suas tirinhas diariamente (assino a newsletter) e as de Sexta são as minhas preferidas.
Mas a de hoje foi especial, linda e perfeita. Adorei a história, mesmo sem um balãozinho com diálogos foi uma história tocante e muito bem desenhada, como sempre!
Eu quase não comento aqui, mas sempre vejo seu trabalho, na minha opinião, um dos melhores sites do gênero. Mas não pude deixar de comentar hoje, esse seu HQ é tão mais profundo do que parece. Eu me senti como essa criança judia, encontrando suas ultimas esperanças no ursinho que o pai, antes de morrer, o deu. Acho que viajei contigo coala, rsrs. Nem que você vire panda, mas deixe suas idéias inovadoras continuarem, no final compensa muito, tenho certeza!
Mesmo correndo o risco de ser meio clichê quero lhe dar os parabéns Coala…
Espero que não nos enganemos quando pensamos que isso não acontece hoje, existem muitas pessoas sendo discriminadas ou mortas por serem quem são… Ainda existem monstros em nosso meio
Cara, isso vai parecer meio afeminado, mas me arrepiou essa tirinha. Estou acostumado a ver tirinhas humoradas e satíricas por aqui, essa me pegou bem desprevenido e.. é ducaral**! Disseram em um comentário ai algo sobre “dorgas”, em que vc respondeu que deveria ser o eucalipto estragado… acho melhor vc mudar sua dieta e comer somente desse eucalipto, pq sem dúvidas, foi a melhor tirinha que eu já vi (me fez lembrar do livro Maus: A survivor’s tale).
COALA RESPONDE: Maus é um dos meus quadrinhos favoritos. Valeu!
Me emocionei com a tirinha, Coala! Sempre me surpreende com sua sensibilidade, e com sua arte. É muito importante ter consciencia de que faz referencia ao passado, mas infelizmente ainda existem muitos monstros por aí..
Coala, sou mais um dos leitores que acompanha o seu trabalho em silêncio, mas depois dessa tira tenho que dizer: PARABÉNS, seu talento não tem limites!!
Continue soltando suas mentirinhas pelo mundo!
Abs,
Muito boa mesmo…Sempre leio o seu blog, mas devo dizer que de todas as vezes foi a que mais me emocionou sem perder o bom humor.
Parabéns
Ps.: Gostaria de pedir sua permissão para usar nas minhas aulas de Teatro, acredito que ela vai se encaixar perfeitamente em alguns exercicios de interpretação…
oi futuro Panda… tudo q posso dizer é que este trabalho merece ser publicado! (assim como todos os seus trabalhos, claro) , mas este pode ñ fazer rir, mas com certeza traz alegria, pq toca fundo na nossa alma. obrigada por dividir seu talento conosco!
Coala, adorei essa história, você mandou muito bem…..
já era seu fã, agora sou mais ainda….
(O final, o pequeno garoto, em seu espirito, faz com que o soldado “se mate”, mas o garoto faz isso com sua inocência, sem a crueldade que os soldados mataram ele.)
Como muitos disseram, tambem é a primeira vez que comento. Mas não podia deixar de elogiar essa HQ.
Aliás, dá pra ter a dimensão da grandeza da Arte que tu conseguiu criar lendo os comentários, pois as pessoas lembraram ou sentiram o mesmo que com diversas outras obras (de filmes a livros ao MAUS). Isso só demonstra que conseguiste ser universal, ao mesmo tempo que essa HQ é um legítimo Coala.
Cara…estou sem palavras.
É uma história muito bonita. Mas não basta se ter uma boa história se não souber contar ela. E nesta HQ, ela é contada de uma forma brilhante.
Tudo foi muito bem pensado, a riqueza de detalhes é maravilhosa. A cor dos botões para os olhos do monstro, a forma como foi feita a costura dos botões, nariz e boca e o cabelinho. As formas como foram usadas as cores, usando tons mais escuros e sombrios para criar um clima tenso ao retratar a realidade, e as cores vibrantes para criar o mundo mágico da imaginação da criança.
E o que eu achei mais interessante é que mesmo contando uma história tão forte, não foi alterado o seu traço para um estilo mais realístico. E este traço cartoon, que geralmente deixa o clima mais leve, talvez seja a principal causa de tornar a história tão chocante. Pois este tipo de traço é o utilizado para contar histórias infantis. E ao ser utilizado pra contar uma história tão dura acaba causando muito impacto.
A cada nova tira, a cada novo conto, vc surpreende.
Eu quase nunca comento aqui, mas me sinto obrigada a fazer um elogio depois dessa tira tão linda e comovente. Estou pensando seriamente em imprimir e colar no mural da escola. (Por incrível que pareça, em pleno século XXI e em um país como o Brasil, existem nazistas em minha escola.) Meus parabéns… Quero ser ilustradora e fazer tiras tão boas como você…este ano prestarei vestibular e escolhi Artes Visuais, pois sempre gostei muito! ehehe, apesar de quase nunca comentar estou sempre olhando… Parabéns novamente Sr Coala continue fazendo mais destas tiras maravilhosas! ^_^
velho eu acho que nunca comentei aqui, mas visito seu blog diariamante e confeço que pela primeira vez ai vir aqui senti vontade de chorar, mas uma vontade legal por que a tirinha acima realmente é comovente e te faz pensar em tudo que acontece ao nosso redor…
Parabens Fabio, parabens mesmo velho… |^_^|
Muito linda a tirinha!! Se vc virar um panda por fazer outro belo trabalho como esse, e como todos os outros que faz, vai valer a pena… rsrs
Emocionante…. Parabéns
Caramba mano. Chorei forte!
Acompanho o seu blog já faz um ano pelo Google Reader, mas é a primeira vez que venho aqui comentar e te congratular.
Sinceramente, achei seu melhor trabalho.
Nunca comentei aqui, mas… preciso dizer: show de bola.
De fato, esse fato histórico não deve nunca ser esquecido. Mas também nunca devemos nos esquecer da inocência, que deve ser preservada no que for possível.
Bom… A criança morreu sendo criança, que coisa mais TRISTE! como é que algo triste pode ser belo ao mesmo tempo?!
E outro detalhe, esse homem que sonhou sendo palhaço, acho que ele não era um homem de todo ruim, ou que tenha perdido toda a sua inocência, pois foi capaz de sonhar enquanto dormia como um palhaço triste né. Ora, o palhaço é um personagem da infância, então…
Bom, chega de reflexões, e um parabéns pro Coala.
Muito bom o trabalho, foca um tema que esta prestes a se repetir com as crises que se alastram pelos países europeus atualmente, e mesmo na America do Norte.
Espero ver mais coisas relacionada a este tema, seriedade, suavidade e em suma, talento.
Abraços.
Teu blog me inspira muito em desenhos, mas nunca te disse. Este quadrinho me lembrou muito A Vida é Bela pois o menino achava que tudo era uma brincadeira. Mas mesmo assim ficou original com um ar de “coup de coeur”. Fantastico!
Ô coala, faço parte dessa corja aí que sempre visita religiosamente seu site, mas que nunca comentou. Só posso dizer que eu amei a história, me surpreendi com tantos elementos chocantes e posso dizer categoricamente que virei sua fã meeeeesmo! No que precisar de divulgação e marketing, conta comigo! hahahaha
Já faço uma propaganda danada do seu site pra todo mundo!
Muito sucesso e parabéns!!! =D
Parabéns Coala! Mais uma vez vc mostra que desenhos às vezes são mais que suficientes para expressar um sentimento, que sem uma palavra sequer escrita, podemos emocionar as pessoas! É uma bela tirinha! #Sério Achei GENIAL a tirinha! Mais uma vez #Parabéns
Ola. Também sou daqueles que nunca comentou apesar de visitar há imenso tempo o teu site e para mim ser dos melhor sites de tiras que há pela net. Esta tira não teve piada nenhuma no entanto foi das melhores que eu já vi… espectacular!
Sou português por isso um abraço e parabéns do outro lado do atlântico!
COALA RESPONDE: Meus avós maternos são da Ilha da Madeira. Abraço ao amigo lusitano.
tirinha muito interresante sobre a inocencia de uma criança e o horror da guerra.chega a ser triste pensar o quanto o ser humano e cruel com seus semelhantes.
Será possivel que somente duas pessoas entenderam a foderosidade dessa tirinha?
Uma releitura muito massa (trabalhosa) do Labirinto do Fauno.
Parabéns Coala!
Poucas as vezes que eu vejo uma tirinha que faz as pessoas refletirem
Poucas as vezes uma tirinha sem dizer uma palavra diz tanto
Poucas as vezes que vi tirinhas podem ser chamadas de arte
Vi lá no Verso do Inverso, e tive que vir aqui te dar os parabéns… passo por uma fase bem sem sentimentos, e isso foi lindo, genial, triste e gracinha ao mesmo tempo… parabéns, vc merece um salve de cada um que tá aqui hoje!
Nunca postei aqui e acho que em nenhum outro blog de tiras, mas cara só estou postando porque seria injusto e eu não ficaria em paz se não o fizesse. Realmente você se superou. Simplesmente artístico. A maneira que combinou o imaginário e o rela e sensibilizou todo mundo
Coala, sei que como muitos aqui que comentaram vou fala a mesma coisa: acesso seu blog a um certo tempo, sempre gostei do estilo e das suas tirinhas,(principalmente das MDHM! xD) mas essa realmente nos toca na alma, desperta um sentimento que não tem explicação, a tirinha ficou muito bela, e emocionante. Parabéns.
Olha, como muitos que comentaram aqui, sou daqueles que acompanha seu site a seculos, porém nunca comentou.
Mas uma tirinha como essa, não pode passar em branco. Eu não sei ao certo o que senti, pela quantidade de emoções e sentimentos que contem nessa tira.
PARABENS, realmente muito boa… muito boa mesmo.
Muito Bacana, ficou demais. Vou com o comentário do Felipe, porque também acompanho sua página faz um tempão e nunca havia feito contato, mas essa é a melhor.
Fico muito satisfeito em ver um site feito por um artista realmente talentoso (e não mais um ctrl C + ctrl V), que além de desenhar muito bem, também faz ótimos roteiros e aparenta ser muito inteligente e perspicaz. Uma estória curta, direta, sem diálogos, que nos faz pensar e transcende a barreira do idioma. Coloque isso aí para concorrer em uma mostra internacional de quadrinhos pra vc ver. 1º lugar com certeza. Meus parabéns, Coala, sempre cada vez melhor!
Ótima tirinha e aproveitou muito bem o que Guillermo Del Toro quis passar no “Labirinto de Fauno” onde a realidade e a fantasia infantil se confundem para a criança conseguir viver naquele momento tão sombrio…
Aprendi com essa tirinha que devemos nos vingar de quem nos faz mal mesmo no pós morte ignorando totalmente o fato do malfeitor poder ser alguém deprimido e seguindo ordens. Ah e ter um amigo monstro ajuda muito.
sempre passo por aqui, e nunca comento.
sei que stou chovendo no molhado ..
mas cara, seu trabalho eh simplesmente perfeito.
juro por DEUS, que fiquei arrepiado ao ver essa tira/quadrinho.
trabalho de genio, de gente grande.
PARABENS
Gostei muito, achei inteligente, bem desenhado e com uma ótima temática.
É muito triste o que fizeram os nazistas com os judeus. Mas gostaria de ver uma tirinha onde se compara o que fizeram os nazistas com os judeus e o que vêm fazendo os judeus para com os palestinos.
Muito bom Coala, como todo o resto por aqui.
Gosto muito da forma como você retrata a expressão dos personagens e também de seu “feeling” com a piada ou no caso de “o monstro” o drama.
Corrija-me se estiver errado, o monstro ganhar vida era fruto da inocência e imaginação do garoto, e depois de ser morto está indo junto a ele para o outro lado quando passam pelo fusca (insetinho) e avistam a “inocência” do soldado nazi muito triste, porém ainda ixistia, o monstro faz uma pegadinha e induz o palhacinho gestapo a tirar o pirulito do bolso fechando assim uma tirinha que deveria ser emoldurada e guardada para a posteridade.
Bem lindinho, Panda.
Inclusive entendi bem a influência quadridimensional do ser onírico idealizado pelo garotnho.
Achei forte o título. ;_; Mas não ruim.
Final feliz? Destinos compensados?
Cada um decide, né?
Só recentemente conheci o teu trabalho e sempre rio muito com o que vc posta…
Essa talvez tenha sido a primeira HQ mais reflexiva ou séria que vi sua. Tocante e emocionante. Se isso é ruim, imagine as boas…
Eu tava rindo muito vendo as tirinhas anteriores e agora li essa e fiquei sem palavras… Parabéns. Só posso dizer isso.
Coala, eu amo suas tirinhas!!! Desde as ilustrações da página (como a que tem no pé dela, das mentirinhas te engolindo) até as ilustronas! Essa especialmente me deixou tão perturbada (num sentido positivo, se existe) que não consigo dizer nada além de PARABÉNS e continue com o blog!!! \o/
Sou super fã do site, suas tirinhas sempre me inspiram e fazem o meu dia fica melhor, é criativo e engraçado sem ser apelativo, adorei essa tirinha legal a mensagem impossivel não se emocionar, diferente ,
Post mais tirinhas como essa, bjossss
Muito bom mesmo cara… vc esta de parabens… essa mensagem que você passou a todos e bem profunda mesmo, algo sensacional, dificil de ser vista.
PARABENS.
A suástica que o nazismo usava está errada, o certo é no sentido anti-horário e não horário, e inclinada 45º. Por favor corrija, não ajude a denegrir mais esse símbolo que nada tem a ver com o nazismo.
Coala, já pensou em fazer roteiros pra alguns filmes curtos? Não só por essa tirinha, mas por estar acompanhando já a um tempo suas histórias, e ter estudado roteiros na facul, posso afirmar que seus filmes fariam muito sucesso!
Essa tira merece mais um comentário. Nossa, Coala! Não são muitas coisas que me abalam, mas essa tira é f*d@! Como a Luciana disse logo acima, emociona sem palavras, sem diálogo. Não importa se isso ou aquilo saiu torto; não importa se isso ou aquilo está incorreto; o que importa é a essência, o objetivo. Eu passei por aqui de novo pra fugir um pouco da realidade. Mais uma vez, excelente trabalho (dentre uma infinidade de trabalhos feitos ou por vir!)
Sempre gostei das tuas tirinhas, ótimas sacadas, mas esta, mesmo com tantos comentários retratando o que não poderia ser diferente, da genialidade do teu trabalho (e olha que sou de longe em ser baba ovo de alguém), só me resta parabenizar. Nos faz pensar, quem realmente é o monstro nisso tudo.
Nassa ! Olha, apesar de curtir demais o site eu nunca comento mas dessa vez me senti na obrigação de deixar meus parabéns.
Tocante. A preocupação do pai, a inocência do menino, a carinha de tristeza do soldado, tudo muito lindo !
Como dizem aqui em goiânia “Cuais xorei ;D”.
Boa tira, mas a temática nazista já é tão discutida. Sabe-se da chaga nazista no mundo, mas pouco se discute o neo-imperialismo (Índia, Africa, Ásia); política genocida no Brasil; criação do conceito de raça superior nos E.U.A.; xenofobia contra os brasileiros na Europa, Japão, Austrália, E.U.A, etc; Regiões Sul e Sudeste contra os nordestinos; entre outros.
Talvez essa criança da tira pudesse ser uma vítima de violência doméstica, isso é mais comum no Brasil. Seguiriam as tiras: mãe esconde filho, pai alcoolizado/drogado mata a mãe e o filho, e é preso, não morto. O destino/carma/vida/etc (monstro) não deve promover mais ódio, mas justiça; foi quase um olho por olho.
Aff….. caçar oq fazer… o cara faz um post GENIAL. Sobre um tema pra lá de importante e vc vem me fazer um comentário ridículo, só pra ver se aparece? Coala, quase Divino seu trabalho, merece mais que parabéns! Como alguém disse alí em cima, podia fazer curtas, que seriam um Sucesso!
O que eu entendi foi que ele não matou o menino, e depois se explodiu para levar um dos “mals” junto com ele ‘-‘
foi isso?
alguém me explica?
eu to me sentindo muito burro ‘-‘
Com uma tirinha sem palavras, você deixou todos nós sem palavras também. Parabéns. Estou torcendo para que você faça outra dessas em futuro próximo (mas sem virar um panda!).
Olá Fábio. Há tempos acompanho seu sítio, sempre prestigiando sua inteligência e sagacidade. Gosto muito de suas tirinhas, todas, e posso dizer que, de todas as tirinhas que leio – adoro elas – as suas são as que me fazem rir, chorar, e outros sentimentos mais, além do raso riso de comédia. Obrigado, Marcelo.
Pow Coala….. Assim você me mata… kkkkkkk
Cara, do pouco que conheço seu trabalho, virei tei fã…. me emociono com todas os HQs, principalmente com o da Leucemia. Parabéns….
Resumindo: Estava aconteçendo um ataque nazista e eles eram judeus, o pai tentou salvar seu filho, escondendo ele no porão. Ele começou a imaginar coisas lindas com o seu mostro, e volta a realidade com um barulho de pancada na porta do porão, o homem chegou, deu uma porrada com a arma na cabeça do menino e depois atirou. Voltando à imaginação, um homem que esperava no carro acabou dormindo e sonhando o mesmo, ele era o palhaço que tava em cima de um besouro com um pirulito no bolso, o mostro tirou o pirulito do bolso quando na real era uma granada e matou os dois ‘-‘ —– Pelo menos foi o que entendi —– Amei, Coalinha *-*
Coala safado. Acabei de receber a HQ do Monstro, li duas vezes (sim, devorei-o, hahaha) e, agora, tive que vir ao site para reler cada uma das histórias do Monstro.
Parabéns, Coala!
Interessante rever a primeira versão. Alguns detalhes são diferentes da versão final, como os olhos (no Monstro atual, os botões dos olhos são costurados em cruz) e a ausência do bolsinho com zíper na barriga…
:/ O Nazista morreu? Isso é final feliz?
ahh humanidade, pq esse desejo de vingança? Eu gostei mto da tirinha… mas… No final das contas, qual é a diferença entre o monstro e o cara que atirou no menino?
eu adoro essa HQ, na primeira vez que vi esse desenho, pre mim foi emocionaste, esse desenho combina com a musica Don’t Leave Me Now da banda pink floyd
Diferente, mas bem bacana mesmo Coala
meus parabéns
Maravilhoso, parabens
Muito lindo, Coala.
É engraçado, mas o que eu mais gostei foi do detalhe de mudar a cor dos olhos do monstro de acordo com a cor dos botões. Pequenos detalhes.
A analogia do Fusca com um besouro foi o ponto alto pra mim.
Meu deus, ficou muito lindo.
Me emocionei, sério. :/
Muito bem desenhado, imagino o trabalho que deve ter dado.
Perfeito.
T_______T
Na boa Coala, acho que você deveria manerar na utilização de “dorgas” ilícitas… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
COALA RESPONDE: Não uso nem as lícitas. Deve ser eucalipto estragado.
Muito forte a tirinha, a concepção da ideia da criança, protegida pelo pai contra a guerra, sem perder a essência de criança nem a vontade de sonhar. Mesmo depois da covardia que sofreu, estava dentro de seu sonho, de sua ilusão boa. graças aos céus, foi vingada, mantendo sempre a inocência de criança. Muito bonito, profundo e indagador: Até onde vai a maldade humana? Pode uma criança conseguir sempre ficar aquém a isso tudo? Tenso.
Muito loka essa historinha viu… diferente e intrigante. Na verdade eu nao entendi o final.
Que foda! o.o
me emocionei aqui 🙁 adorei !
Fantástica…
É, como disseram ali em cima, a história conquista pelos detalhes…
Muito linda! *-*
Alguém andou vendo Sucker Punch? rs
Muito boa a HQ, Coalindo!
COALA RESPONDE: Ainda não consegui assistir, mas me falaram que o visual é bem legal.
É modesto esse coala, dizendo que ficou ruim lá no twitter, quem dera eu fosse “ruim” que nem você. Parabéns ficou ótimo.
Porque monstros existem…
Demais!!! Só o desenho da “capa” já ficou perfeito.
Saber variar do humor para o sério, e tratar temas tão complicados com essa leveza e lirismo não é para qualquer um. Parabéns!
O final me lembrou um pouco “O Profissional” 🙂
UAU! (atônito!)
T_T
Muito bom! T___T()
Fico muito lindo emocionei mesmo. Parabéns
Excelente trabalho, Coala! Ficou muito lindo, uma linda mensagem também em uma época muito triste. Parabéns!
Muito foda!!!!!!
Putz, Coalinha, que lindo! *-*
Sem palavras!
Mais que de parabéns!
Caraca, Coala… sempre vejo e nunca comentei(sou preguiçoso), mas essa, mais que nunca, merece ser comentada.
Achei ÓTIMA…
Emocionante e, lógico, muito bem sacada, como todas…
Em casa, choramos de rir sempre pelas suas tirinhas, hoje pelo jeito vai ter chororô, mas vai valer a pena.
*Sem palavras…*
A pergunta que fica é, quem era o verdadeiro monstro do titulo?
By far, a melhor tirinha que você já postou, de parabéns!
A-NI-MAL !!!
Fantástica!!!
Adoreeei Coala! ^^,
Lendo os comentários que percebi o detalhe do olho….
Muito bacana mesmo essa tirinha!
nossa,chorei. Q lindo,apesar de triste.parabéns!
Lindo, parabéns! vc é ótimo com piadas, mas isso foi perfeito…
Ei Coala, algo em específico o motivou a esta tirinha? Compartilhe com a gente!
A propósito, sem palavras essa tirinha. Literalmente!
COALA RESPONDE: Eu queria desenhar uma HQ sem ser a trabalho, algo pra mim. Criei esse personagem “monstruoso” há alguns anos, mas em outra história, que é bem mais longa e complexa. Quem sabe um dia eu a desenhe.
E esse dia chegou….. 😀
Muito bom, fiquei sem palavras.
Muito bem feito. Lindo demais, parabéns!
Nossa…além de ter ficado fantástico o desenho, a mensagem é muito emocionante !!!!
Parabéns ! Ficou linda !
Linda a mensagem…
pra quem não entendeu o palhaço é o outro ocupante do carro q estava dormindo e entrando no sonho o monstro o fes tirar o pino da granada q era o pirulito!!
Concordo com o Leandro Albuquerque: tem muito mais que uma boa história nessa HQ; há um sentimento, uma essência. Uma mensagem muito bonita, e se posso dizer, de esperança. O que eu achei mais interessante é que todos os detalhes estão em harmonia, desde os olhos do monstro até à roupa do palhaço e da cor do bicho em que ele está. Todas as cores e detalhes estão perfeitos!
simplesmente foda!!!
Nossa, adorei a tira. Melhor que o traço, só a mensagem. Lindo mesmo, parabéns!
O quadrinho veio a calhar com o dia dos Historiadores. Obrigada =D
A história em si é triste bagarai… mas ficou fantástica… me surpreendi ao perceber do que se tratava a história. Parabéns.
sobre os detalhes…
sem contar o fato do palhaço estar montado em um Beatle (Fusca/Besouro).
Parabens Coala, valeu por compartilhar conosco!!!!!!
Senhor Coala, voce mandou muito bem!
Parabens!
As vezes eu tenho medo do Coala!
Leio todos os dias.. geralmente esta leitura ocasiona altas gargalhadas.. risos safados.. e bom.. deixa pra lá..
Mas hoje.. parei, reli, e engoli o choro.. (pelo visto não fui só eu!)
Uma das definições de arte/estética é justamente aquela obra que provoca emoções no expectador.. caramba!
Coala, se você é bom em risos é melhor ainda para lágrimas!
Mega Lindo!
Parabéns mesmo!
outro detalhe: o carro dos nazistas é um fusca e o palhaço está em montado em um besouro. Pra quem não sabe o fusca era chamado de besourinho aqui no Brasil…
Parabéns Coala!!
Não comento muito não apesar de entrar no site todos os dias, não que as piadas sejam ruins, são MUITO boas, mas é preguiça mesmo. Mas isso foi muito bom. Parabéns!
simplesmente perfeita, fantástica!
Posso dizer sem sombra de dúvidas que o Fabio é um dos melhores cartunistas que temos hj no país, num tempo onde o tosco é a moda na internet, vemos algo tão bem feito como esse blog.
Espero que vc vire um Panda 😀 Pq adoraria ver mais desses aqui no blog ^^
Po coala vc ahasou nessa, me fez lembrar de um livro muito bom que eu li que se chama ” a menina que roubava livros”. tiro o chapeu p vc!
Eu nunca comento nada em lugar nenhum… mas preciso elogiar. Linda tirinha, muito emocionante. Muito bonita, mesmo.
Uma mistura de A vida é bela com Koosalagoopagoop com barney adicionando A origem, hahahahaha. FODA.
nossa, nunca comentei em nenhum post, e olha que eu já vi todos! e adoro, mas esse realmente me tocou, nossa to até arrepiada! muito lindo *–*
Muito bonito mesmo, forte e suave ao mesmo tempo, até me emocionei…
Legal!!! PArabens
Coala, coala.
O que você anda cheirando?
Falando sério agora. Ficou legal. Bem crítica essa HQ.
Lindo, Coala.
Tudo fez sentido ^^ história forte ^^
Kr#%* mto boa Coala!!! Mandou mto bem no enredo e na forma de contar a história, bela idéia!!!
abs
Muito boa! Profunda mesmo!Parabéns jovem marsupial!
Coala, ficou muito boa a história! Pode entrar no Gaiman por 50, né? Achei muito parecida com as histórias do Sandman, mas tem o seu jeito. Adorei.
Caramba!! sem palavras pra descrever!
Realmente emocionante, sincera e com um olhar inocente de uma criança essa HQ. Parabéns!
Muito bonito e bem profundo
Acompanho o Mentirinhas faz tempo…. mas essa eu tive q comentar…
Muito bom mesmo… Parabens…
Belíssimo!!! Aplausos pra você Coala, clap, clap, clap!
Abraços,
penelope_c
muito foda
sem palavras mesmo meu
Cara, ficou muito massa!!! Você manda muito!!! Parabéns!!!
Tirando a “Mentirinha” do final, esta história esta muito bem contada. Pois ela é um fardo que todo homem consciente precisa ter da história humana. Ela, a charge, me fez lembrar o filme O labirinto do Fauno. Acredito que isso já diz tudo.
Belo trabalho.
poxa coala você me fez chorar muito aqui! é a tirinha mais linda que já vi. parabéns
Boa Coala…
Algumas tragédias devem ser relembradas não com ódio, mas sim como aprendizado…
esta de parabens
Ah sim.. espero tbm q vc vire um panda…
A gente começa a tirinha achando que sabia quem era o mostro….
Genial! Parabéns!!
Poxa cara muito booa a tirinha . Porem muitos nao entenderam mas parabens ae mano .
Que bonito e triste T.T
Gostei particularmente do quadro em que o monstro protege a visão do tiro. Parabéns, ficou muito legal.
pô coala! parece que alguém andou fumando maconha com detefon!
Gostei, mas acho que o palhaço triste podia ter um cabelo de bozo. huahauahuahuauah
Mostra também a força da imaginação das crianças mesmo nas piores situações. Não tenho muito a dizer além do que os outros já disseram, mas acho que é importante deixar um comentário para valorizar seu trabalho, que é sempre tão bom!
LoooL isso ae
Fabio,
Entro aqui todos os dias e nunca comentei mas hoje vc se superou.
Linda história, me emocionou. É de uma inocencia tocante.
Continue fazendo essas coisas belissima pra nós, seus leitores ;]
Que história mais triste coala, contudo foi muito bem feito como sempre.
P.S. Senti um que de A vida é bela do Roberto Benini misturado com Bastardos inglórios do “Samuel Rosa” huahuahauha.
entendi tudinhoo!!!!!!!!!!!!
Oi! Acompanho o site diariamente, mas nunca comentei… mas preciso dizer…vc é um artista maravilhoso mesmo!! Parabéns pelo seu talento e faça mais histórias! Estou ainda com os olhos cheios d’água…
acabei de ler o marcador… espero que vc vire um panda, viu? Parabéns de novo!
Omg, chorei jujubas na cor do arco-iris com essa tirinha i____i mto foda, CONGRATS!
Oi!! Leio suas tirinhas diariamente (assino a newsletter) e as de Sexta são as minhas preferidas.
Mas a de hoje foi especial, linda e perfeita. Adorei a história, mesmo sem um balãozinho com diálogos foi uma história tocante e muito bem desenhada, como sempre!
Eu quase não comento aqui, mas sempre vejo seu trabalho, na minha opinião, um dos melhores sites do gênero. Mas não pude deixar de comentar hoje, esse seu HQ é tão mais profundo do que parece. Eu me senti como essa criança judia, encontrando suas ultimas esperanças no ursinho que o pai, antes de morrer, o deu. Acho que viajei contigo coala, rsrs. Nem que você vire panda, mas deixe suas idéias inovadoras continuarem, no final compensa muito, tenho certeza!
Devaras…
Caramba traumatico até pra adultos oO
É tipo o bixo de estimação do freddy krueger oO
Só não gostei q o guri morreu tambem =(
Mesmo correndo o risco de ser meio clichê quero lhe dar os parabéns Coala…
Espero que não nos enganemos quando pensamos que isso não acontece hoje, existem muitas pessoas sendo discriminadas ou mortas por serem quem são… Ainda existem monstros em nosso meio
Cara, isso vai parecer meio afeminado, mas me arrepiou essa tirinha. Estou acostumado a ver tirinhas humoradas e satíricas por aqui, essa me pegou bem desprevenido e.. é ducaral**! Disseram em um comentário ai algo sobre “dorgas”, em que vc respondeu que deveria ser o eucalipto estragado… acho melhor vc mudar sua dieta e comer somente desse eucalipto, pq sem dúvidas, foi a melhor tirinha que eu já vi (me fez lembrar do livro Maus: A survivor’s tale).
COALA RESPONDE: Maus é um dos meus quadrinhos favoritos. Valeu!
cara. q puta tapa na cara.
Me emocionei com a tirinha, Coala! Sempre me surpreende com sua sensibilidade, e com sua arte. É muito importante ter consciencia de que faz referencia ao passado, mas infelizmente ainda existem muitos monstros por aí..
Absolutamente fantástica, acho que a melhor que já vi nesta imensa rede.
o bom artista é o que faz rir,esperar,emocionar e enxergarem por trás dos personagens o que eles representam
e meu amigo se superou , uma boa para se refletir , muito boa mesmo , parabens !! e de noticias caramba!!!
COALA RESPONDE: Olha o Daniel aê!! Meu amigo de infância e de primeiras maluquices.
Sucinto, simples, literalmente sem palavras… O palhaço também sabe falar sério… E muito
Vou resumir em uma palavra:
Foda!
Não consigo arrumar descrição melhor
Uma história sem palavras que me deixou sem palavras.
EXCELENTE,PRIMODIAL!!!
Faz tempo que nao vejo algo assim…
to sem palavras…no minimo uma
OBRA-PRIMA.
Coala, sou mais um dos leitores que acompanha o seu trabalho em silêncio, mas depois dessa tira tenho que dizer: PARABÉNS, seu talento não tem limites!!
Continue soltando suas mentirinhas pelo mundo!
Abs,
Muito lindo, senhor coala. Está de parabéns, essa tirinha foi emocionante.
Coala, obrigada por esse HQ.
Uma das Melhores coisas que vi esse ano (A fita branca tb é lindo).
Muito boa mesmo…Sempre leio o seu blog, mas devo dizer que de todas as vezes foi a que mais me emocionou sem perder o bom humor.
Parabéns
Ps.: Gostaria de pedir sua permissão para usar nas minhas aulas de Teatro, acredito que ela vai se encaixar perfeitamente em alguns exercicios de interpretação…
oi futuro Panda… tudo q posso dizer é que este trabalho merece ser publicado! (assim como todos os seus trabalhos, claro) , mas este pode ñ fazer rir, mas com certeza traz alegria, pq toca fundo na nossa alma. obrigada por dividir seu talento conosco!
Foda!!! Muito foda!!! Melhor parte: o palhaço montado num besouro vs os carinhas dentro de um Fusca. xD
rs, agora é que vi: 100 comentiras!! é um recorde?! parabéns! prova de q #TodosAdora
Ótima história e belos desenhos
Coala, adorei essa história, você mandou muito bem…..
já era seu fã, agora sou mais ainda….
(O final, o pequeno garoto, em seu espirito, faz com que o soldado “se mate”, mas o garoto faz isso com sua inocência, sem a crueldade que os soldados mataram ele.)
[Coala você realmente mandou muito bem]
Me lembrou o filme Labirinto do Fauno. Muito boa, parabéns.
Como muitos disseram, tambem é a primeira vez que comento. Mas não podia deixar de elogiar essa HQ.
Aliás, dá pra ter a dimensão da grandeza da Arte que tu conseguiu criar lendo os comentários, pois as pessoas lembraram ou sentiram o mesmo que com diversas outras obras (de filmes a livros ao MAUS). Isso só demonstra que conseguiste ser universal, ao mesmo tempo que essa HQ é um legítimo Coala.
Abraço.
Cara…estou sem palavras.
É uma história muito bonita. Mas não basta se ter uma boa história se não souber contar ela. E nesta HQ, ela é contada de uma forma brilhante.
Tudo foi muito bem pensado, a riqueza de detalhes é maravilhosa. A cor dos botões para os olhos do monstro, a forma como foi feita a costura dos botões, nariz e boca e o cabelinho. As formas como foram usadas as cores, usando tons mais escuros e sombrios para criar um clima tenso ao retratar a realidade, e as cores vibrantes para criar o mundo mágico da imaginação da criança.
E o que eu achei mais interessante é que mesmo contando uma história tão forte, não foi alterado o seu traço para um estilo mais realístico. E este traço cartoon, que geralmente deixa o clima mais leve, talvez seja a principal causa de tornar a história tão chocante. Pois este tipo de traço é o utilizado para contar histórias infantis. E ao ser utilizado pra contar uma história tão dura acaba causando muito impacto.
A cada nova tira, a cada novo conto, vc surpreende.
Parabéns e muito sucesso.
meu, coala, que tirinha deprê, meu, o menino é judeu?
C… muito bom, quase chorei, confeso q me pegou nu ida meio sensivél… Show de bola, Parabéns…
Monstro, palhaço, besouro, show show mesmooooo
Eu quase nunca comento aqui, mas me sinto obrigada a fazer um elogio depois dessa tira tão linda e comovente. Estou pensando seriamente em imprimir e colar no mural da escola. (Por incrível que pareça, em pleno século XXI e em um país como o Brasil, existem nazistas em minha escola.) Meus parabéns… Quero ser ilustradora e fazer tiras tão boas como você…este ano prestarei vestibular e escolhi Artes Visuais, pois sempre gostei muito! ehehe, apesar de quase nunca comentar estou sempre olhando… Parabéns novamente Sr Coala continue fazendo mais destas tiras maravilhosas! ^_^
linda cara, triste, maravilhosa de longe a tirinha mais filosófica e perfeita que ja vi.. continue assim por favor *.*
Mto lindo ,paraabéns *_* continue assim ^^
me amocionei mto,sou mto chorona ç_ç
velho eu acho que nunca comentei aqui, mas visito seu blog diariamante e confeço que pela primeira vez ai vir aqui senti vontade de chorar, mas uma vontade legal por que a tirinha acima realmente é comovente e te faz pensar em tudo que acontece ao nosso redor…
Parabens Fabio, parabens mesmo velho… |^_^|
Coala mto bom!!!
Adorei o hq
Muito linda a tirinha!! Se vc virar um panda por fazer outro belo trabalho como esse, e como todos os outros que faz, vai valer a pena… rsrs
Emocionante…. Parabéns
Caramba mano. Chorei forte!
Acompanho o seu blog já faz um ano pelo Google Reader, mas é a primeira vez que venho aqui comentar e te congratular.
Sinceramente, achei seu melhor trabalho.
Ok, depois desse vem as MHDM xD
Ah Coala…
Acompanho o Mentirinhas desde o começo, você está numa fase incrível, sempre se superando. Parabéns cara, essa tira é um marco na história do blog.
Nunca comentei aqui, mas… preciso dizer: show de bola.
De fato, esse fato histórico não deve nunca ser esquecido. Mas também nunca devemos nos esquecer da inocência, que deve ser preservada no que for possível.
Bom… A criança morreu sendo criança, que coisa mais TRISTE! como é que algo triste pode ser belo ao mesmo tempo?!
E outro detalhe, esse homem que sonhou sendo palhaço, acho que ele não era um homem de todo ruim, ou que tenha perdido toda a sua inocência, pois foi capaz de sonhar enquanto dormia como um palhaço triste né. Ora, o palhaço é um personagem da infância, então…
Bom, chega de reflexões, e um parabéns pro Coala.
PS.: adorei a cara de panico do nazista motorista UAHUAHUAHAUHAUHAUS
Muito bom o trabalho, foca um tema que esta prestes a se repetir com as crises que se alastram pelos países europeus atualmente, e mesmo na America do Norte.
Espero ver mais coisas relacionada a este tema, seriedade, suavidade e em suma, talento.
Abraços.
Coala, sempre admirei seu trabalho, não comento por preguiça…mas isso tive que comentar…de início não entendi…mas quando entendi me emocionei.
Teu blog me inspira muito em desenhos, mas nunca te disse. Este quadrinho me lembrou muito A Vida é Bela pois o menino achava que tudo era uma brincadeira. Mas mesmo assim ficou original com um ar de “coup de coeur”. Fantastico!
Linda tirinha, Fábio.
Me lembra, em partes, “a menina que roubava livros”.
Adorei, parabéns!
Não gostei do Monstro, ele fez o homem morrer.
Muito linda a história, realmente me emocionei…
Parabéns
coala vai pra dc ..muito bom mesmo ..isso ai
Nossa gostei mesmo dessa, ficou muito comovente! Parabéns continue com essas coisas lindas.
Ô coala, faço parte dessa corja aí que sempre visita religiosamente seu site, mas que nunca comentou. Só posso dizer que eu amei a história, me surpreendi com tantos elementos chocantes e posso dizer categoricamente que virei sua fã meeeeesmo! No que precisar de divulgação e marketing, conta comigo! hahahaha
Já faço uma propaganda danada do seu site pra todo mundo!
Muito sucesso e parabéns!!! =D
Parabéns Coala! Mais uma vez vc mostra que desenhos às vezes são mais que suficientes para expressar um sentimento, que sem uma palavra sequer escrita, podemos emocionar as pessoas! É uma bela tirinha! #Sério Achei GENIAL a tirinha! Mais uma vez #Parabéns
Ola. Também sou daqueles que nunca comentou apesar de visitar há imenso tempo o teu site e para mim ser dos melhor sites de tiras que há pela net. Esta tira não teve piada nenhuma no entanto foi das melhores que eu já vi… espectacular!
Sou português por isso um abraço e parabéns do outro lado do atlântico!
COALA RESPONDE: Meus avós maternos são da Ilha da Madeira. Abraço ao amigo lusitano.
Nossa… Forte. Chorei aqui.
Simplesmente incrível.
Uma forma cativante, quase infantil, de passar uma mensagem pra lá de pesada. São poucos que tem este dom. Por favor, continue assim.
Parabéns.
Fodástico. Sensacional. Lindo. Sem palavras.
Nossa, muito bom! A mensagem é ótima, o desenho também. Trabalho de profissional. PARABÉNS!!!
Não poderia esperar nada menos de você. História emocionante e indagadora. Quem é o monstro. Parabéns e obrigado!
Fala sério, essa tem que entrar pro Top 10.
MASSA! Muito bem bolada.
Legal mesmo. Mas seria mais atual se fosse uma criança iraquiana sendo morta por soldados dos EUA. Pensem nisso.
CAaraca vei! fikou da hora! vei, tu eh f#$$A! d+
tirinha muito interresante sobre a inocencia de uma criança e o horror da guerra.chega a ser triste pensar o quanto o ser humano e cruel com seus semelhantes.
Nunca comento,mas sempre visito seu site para alegrar meu dia.
E realmente uma obra de arte.
Tudo de bom cara,continue assim.
Será possivel que somente duas pessoas entenderam a foderosidade dessa tirinha?
Uma releitura muito massa (trabalhosa) do Labirinto do Fauno.
Parabéns Coala!
Foi a melhor coisa que vi na internet dentre todas as formas de publicação: imagens, vídeos, sons, hq, textos, tudo. Parabéns, cara!
muito maneira, parabéns pela sensibilidade, não esperava ver uma tirinha q nem essa num site de humor. parabéns.
Muito bom. Parabéns.
psicodelicamente lindo. parabéns.
Poucas as vezes que eu vejo uma tirinha que faz as pessoas refletirem
Poucas as vezes uma tirinha sem dizer uma palavra diz tanto
Poucas as vezes que vi tirinhas podem ser chamadas de arte
Meus parabéns, muito bom!
Oi moi
Isso vai ser devidamente compartilhado com todos que conheço
uaaaaauuuuuuu!!!!!!
d+ d+ d+ d+ d+ d+ !!!!!
É emocionante, principalmente o carinho do monstro pelo menino. É a realidade como a criança realmente sente.
Maravilhoso Coala! Maravilhoso!
Vi lá no Verso do Inverso, e tive que vir aqui te dar os parabéns… passo por uma fase bem sem sentimentos, e isso foi lindo, genial, triste e gracinha ao mesmo tempo… parabéns, vc merece um salve de cada um que tá aqui hoje!
Nunca postei aqui e acho que em nenhum outro blog de tiras, mas cara só estou postando porque seria injusto e eu não ficaria em paz se não o fizesse. Realmente você se superou. Simplesmente artístico. A maneira que combinou o imaginário e o rela e sensibilizou todo mundo
Parabéns Coala. Trabalho maravilhoso!!!
Não adianta escrever, não vou conseguir explicar…
Tomei a liberdade de postar no 9gag, com a devida fonte e créditos.
Muito bom o trabalho!
http://9gag.com/gag/213070/
Muito bom seu trabalho. Parabéns Coala
Coala, sei que como muitos aqui que comentaram vou fala a mesma coisa: acesso seu blog a um certo tempo, sempre gostei do estilo e das suas tirinhas,(principalmente das MDHM! xD) mas essa realmente nos toca na alma, desperta um sentimento que não tem explicação, a tirinha ficou muito bela, e emocionante. Parabéns.
Olha, como muitos que comentaram aqui, sou daqueles que acompanha seu site a seculos, porém nunca comentou.
Mas uma tirinha como essa, não pode passar em branco. Eu não sei ao certo o que senti, pela quantidade de emoções e sentimentos que contem nessa tira.
PARABENS, realmente muito boa… muito boa mesmo.
Muito Bacana, ficou demais. Vou com o comentário do Felipe, porque também acompanho sua página faz um tempão e nunca havia feito contato, mas essa é a melhor.
Fico muito satisfeito em ver um site feito por um artista realmente talentoso (e não mais um ctrl C + ctrl V), que além de desenhar muito bem, também faz ótimos roteiros e aparenta ser muito inteligente e perspicaz. Uma estória curta, direta, sem diálogos, que nos faz pensar e transcende a barreira do idioma. Coloque isso aí para concorrer em uma mostra internacional de quadrinhos pra vc ver. 1º lugar com certeza. Meus parabéns, Coala, sempre cada vez melhor!
Palmas. Tira realmente muito boa. Nunca comentei no blog, mas seria injusto deixar de fazê-lo com esta obra de arte. Parabéns!
Eu não acompanhava o blog, mas depois dessa tirinha virei fã!
Parabéns!
Ótima tirinha e aproveitou muito bem o que Guillermo Del Toro quis passar no “Labirinto de Fauno” onde a realidade e a fantasia infantil se confundem para a criança conseguir viver naquele momento tão sombrio…
Genial.
Aprendi com essa tirinha que devemos nos vingar de quem nos faz mal mesmo no pós morte ignorando totalmente o fato do malfeitor poder ser alguém deprimido e seguindo ordens. Ah e ter um amigo monstro ajuda muito.
Uma palavra: Genial.
Sem palavras! T.T
sempre passo por aqui, e nunca comento.
sei que stou chovendo no molhado ..
mas cara, seu trabalho eh simplesmente perfeito.
juro por DEUS, que fiquei arrepiado ao ver essa tira/quadrinho.
trabalho de genio, de gente grande.
PARABENS
Muito bom! Parabéns!
Nunca comentei por pura preguiça, mas essa foi realmente genial! emocionei T_T
Fabuloso!
Sem comparações!
Cara to vendo ela faz uns 2 dias, simplimente “Foda”…
Parabens, Parabens mesmo!
Gostei muito, achei inteligente, bem desenhado e com uma ótima temática.
É muito triste o que fizeram os nazistas com os judeus. Mas gostaria de ver uma tirinha onde se compara o que fizeram os nazistas com os judeus e o que vêm fazendo os judeus para com os palestinos.
SUPREMO. Parabens pelo excelente quadrinho!
Bem, já sabemos quem é o monstro, e o monstro mais perigoso de todos, o homem…
Pena que não temos mais anjos da guarda.
Muito bom Coala, como todo o resto por aqui.
Gosto muito da forma como você retrata a expressão dos personagens e também de seu “feeling” com a piada ou no caso de “o monstro” o drama.
Corrija-me se estiver errado, o monstro ganhar vida era fruto da inocência e imaginação do garoto, e depois de ser morto está indo junto a ele para o outro lado quando passam pelo fusca (insetinho) e avistam a “inocência” do soldado nazi muito triste, porém ainda ixistia, o monstro faz uma pegadinha e induz o palhacinho gestapo a tirar o pirulito do bolso fechando assim uma tirinha que deveria ser emoldurada e guardada para a posteridade.
caraca muito boa continue assim
Caraca!!! fiquei Coalizada com essa! kkkkkkk
muito boa mesmo! Uma das melhores.. tomara que vc não vire um panda quando fizer a proxima!!!
Parabéns
Linda HQ Coala. Parabéns pelo trabalho! Fenomenal.
Acho que a quantidade de comentários falam por si.
Bem lindinho, Panda.
Inclusive entendi bem a influência quadridimensional do ser onírico idealizado pelo garotnho.
Achei forte o título. ;_; Mas não ruim.
Final feliz? Destinos compensados?
Cada um decide, né?
me lembrou o livro “A menina que roubava livros”, me senti mais emocionado ainda por esse fato.
Só recentemente conheci o teu trabalho e sempre rio muito com o que vc posta…
Essa talvez tenha sido a primeira HQ mais reflexiva ou séria que vi sua. Tocante e emocionante. Se isso é ruim, imagine as boas…
Eu tava rindo muito vendo as tirinhas anteriores e agora li essa e fiquei sem palavras… Parabéns. Só posso dizer isso.
A tirinha é mesmo emocionante, mas alguém tentou ler ela ao contrário? Assim você tem outra concepção da história. Tentem!
Sensacional, tiro meu chapeu! muito boa!
verdade, lê-la ao contrário pode modificar todo o enredo e tornar o final muito feliz ( eu acho)
Parabéns pelo belíssimo trabalho, ficou muito bom e a maneira que você trabalha com subliminares está excelente.
Simplesmente genial!
perfeito. sem mais
chorei que nem uma criança ç.ç parabéns pela historia, ficou linda. queria saber desenhar que nem voce.
de novo, parabéns
Coala, eu amo suas tirinhas!!! Desde as ilustrações da página (como a que tem no pé dela, das mentirinhas te engolindo) até as ilustronas! Essa especialmente me deixou tão perturbada (num sentido positivo, se existe) que não consigo dizer nada além de PARABÉNS e continue com o blog!!! \o/
Quase uma obra prima. Fazia tempo que nao via uma pessoa tao inteligente capaz de produzir coisas maravilhosas…
Parabéns
Caraca, não sabia que essa tirinha era sua!!!
Ficou fabuloso… sem palavras para descrever…
Espero mais tiras como essa…
não entendi…
Muito bonita a tira, história triste mas bonita.
Porqué el auto de los Nazis tiene una bandera noruega¿?¿?
COALA RESPONDE: No es de la Noruega. Es la bandera de guerra nazista http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_Alemanha_nazista video de el auto http://www.youtube.com/watch?v=Uk52tDKELdQ
perfeito. sem mais
Genial em muitos níveis!
esse ficou mais legal que os outros
parabens coala
Emocionei =/
Muito brilhante mesmo , parabéns.
Sou super fã do site, suas tirinhas sempre me inspiram e fazem o meu dia fica melhor, é criativo e engraçado sem ser apelativo, adorei essa tirinha legal a mensagem impossivel não se emocionar, diferente ,
Post mais tirinhas como essa, bjossss
Profundo…
Adorei! Parabéns!
Cara, sinceramente eu nunca vi uma ilustrona assim, mas ela é a melhor que vc fez. Parabéns!
PS: li todas as suas tiras já, e posso dizer que essa é a melhor de todas.
Abs
Uma história maravilhosa! Parabéns pela inspiração!
Genial. Admiro sua inteligência.
Uma das melhores tirinhas que já vi no mundo dos blogs
Ótima história! e tem gente hoje em dia que diz que o holocausto nunca aconteceu, e o pior: muito BABACA ainda APOIA o nazismo…
Que tira linda Coala!!
Vc eh ótimo no que faz, esta de parabéns!!!
Nunca deixe de encantar o mundo com sua arte!!!
cara… fico mto massa… emocionei aki 🙂
Fiquei indecisa sobre quem seria o “monstro” realmente…
Muito legal. Parabéns!
Muito bom mesmo cara… vc esta de parabens… essa mensagem que você passou a todos e bem profunda mesmo, algo sensacional, dificil de ser vista.
PARABENS.
to lendo as tirinhas que não tinha lido ainda…na verdade to voltando a linha do tempo do site kkk
nossa Coala…linda demais essa tirinha!!! ficou mt Show!
vc é 10!
A suástica que o nazismo usava está errada, o certo é no sentido anti-horário e não horário, e inclinada 45º. Por favor corrija, não ajude a denegrir mais esse símbolo que nada tem a ver com o nazismo.
Coala, já pensou em fazer roteiros pra alguns filmes curtos? Não só por essa tirinha, mas por estar acompanhando já a um tempo suas histórias, e ter estudado roteiros na facul, posso afirmar que seus filmes fariam muito sucesso!
Na verdade..isso é intencional…
Chorei, Coala. De verdade.
Incrível como vc conseguiu emocionar sem nenhum diálogo.
parabéns.
Essa tira merece mais um comentário. Nossa, Coala! Não são muitas coisas que me abalam, mas essa tira é f*d@! Como a Luciana disse logo acima, emociona sem palavras, sem diálogo. Não importa se isso ou aquilo saiu torto; não importa se isso ou aquilo está incorreto; o que importa é a essência, o objetivo. Eu passei por aqui de novo pra fugir um pouco da realidade. Mais uma vez, excelente trabalho (dentre uma infinidade de trabalhos feitos ou por vir!)
Sempre gostei das tuas tirinhas, ótimas sacadas, mas esta, mesmo com tantos comentários retratando o que não poderia ser diferente, da genialidade do teu trabalho (e olha que sou de longe em ser baba ovo de alguém), só me resta parabenizar. Nos faz pensar, quem realmente é o monstro nisso tudo.
Nassa ! Olha, apesar de curtir demais o site eu nunca comento mas dessa vez me senti na obrigação de deixar meus parabéns.
Tocante. A preocupação do pai, a inocência do menino, a carinha de tristeza do soldado, tudo muito lindo !
Como dizem aqui em goiânia “Cuais xorei ;D”.
Sublime =)
Coala,
Boa tira, mas a temática nazista já é tão discutida. Sabe-se da chaga nazista no mundo, mas pouco se discute o neo-imperialismo (Índia, Africa, Ásia); política genocida no Brasil; criação do conceito de raça superior nos E.U.A.; xenofobia contra os brasileiros na Europa, Japão, Austrália, E.U.A, etc; Regiões Sul e Sudeste contra os nordestinos; entre outros.
Talvez essa criança da tira pudesse ser uma vítima de violência doméstica, isso é mais comum no Brasil. Seguiriam as tiras: mãe esconde filho, pai alcoolizado/drogado mata a mãe e o filho, e é preso, não morto. O destino/carma/vida/etc (monstro) não deve promover mais ódio, mas justiça; foi quase um olho por olho.
Até.
Cara chato
Aff….. caçar oq fazer… o cara faz um post GENIAL. Sobre um tema pra lá de importante e vc vem me fazer um comentário ridículo, só pra ver se aparece? Coala, quase Divino seu trabalho, merece mais que parabéns! Como alguém disse alí em cima, podia fazer curtas, que seriam um Sucesso!
Realmente fantástico …
D+ ^_^
Muito boa, parabens!
EU NÃO ENTENDO PRA MIN EU ACHO QUE É O MUNDO VISTO PELO AUTISTA
Coala, muito bom. A ideia de que o monstro é um justiceiro que entra na imaginação das pessoas. Eu li o segundo também. SHOW!!!!!
Chorei, sério. ;; HAISUDH Gostei muito dessa tirinha. <3
Rpz, show de bola essa tirinha, parabéns. Saber passar uma ideia, sentimento, sem uma palavra sequer!!! Coisa para poucos.
Linda e sentimental!!!
O que eu entendi foi que ele não matou o menino, e depois se explodiu para levar um dos “mals” junto com ele ‘-‘
foi isso?
alguém me explica?
eu to me sentindo muito burro ‘-‘
Com uma tirinha sem palavras, você deixou todos nós sem palavras também. Parabéns. Estou torcendo para que você faça outra dessas em futuro próximo (mas sem virar um panda!).
Olá Fábio. Há tempos acompanho seu sítio, sempre prestigiando sua inteligência e sagacidade. Gosto muito de suas tirinhas, todas, e posso dizer que, de todas as tirinhas que leio – adoro elas – as suas são as que me fazem rir, chorar, e outros sentimentos mais, além do raso riso de comédia. Obrigado, Marcelo.
Poow Coala, Brincadeira besta de me fazer chorar! | Muito Lindo!
Pow Coala….. Assim você me mata… kkkkkkk
Cara, do pouco que conheço seu trabalho, virei tei fã…. me emociono com todas os HQs, principalmente com o da Leucemia. Parabéns….
Resumindo: Estava aconteçendo um ataque nazista e eles eram judeus, o pai tentou salvar seu filho, escondendo ele no porão. Ele começou a imaginar coisas lindas com o seu mostro, e volta a realidade com um barulho de pancada na porta do porão, o homem chegou, deu uma porrada com a arma na cabeça do menino e depois atirou. Voltando à imaginação, um homem que esperava no carro acabou dormindo e sonhando o mesmo, ele era o palhaço que tava em cima de um besouro com um pirulito no bolso, o mostro tirou o pirulito do bolso quando na real era uma granada e matou os dois ‘-‘ —– Pelo menos foi o que entendi —– Amei, Coalinha *-*
Não necessariamente judeus. Os nazistas mataram muitos outros, como os ciganos e eslavos.
ainda não tinha visto esse … simplesmente fantástico.
Coala safado. Acabei de receber a HQ do Monstro, li duas vezes (sim, devorei-o, hahaha) e, agora, tive que vir ao site para reler cada uma das histórias do Monstro.
Parabéns, Coala!
=D
entendi mais ou menos mas sei que o garoto era judeu e tbm tinha nazistas ai
Interessante rever a primeira versão. Alguns detalhes são diferentes da versão final, como os olhos (no Monstro atual, os botões dos olhos são costurados em cruz) e a ausência do bolsinho com zíper na barriga…
:/ O Nazista morreu? Isso é final feliz?
ahh humanidade, pq esse desejo de vingança? Eu gostei mto da tirinha… mas… No final das contas, qual é a diferença entre o monstro e o cara que atirou no menino?
Quem falou em final feliz?
;-; Muito triste T^T
eu adoro essa HQ, na primeira vez que vi esse desenho, pre mim foi emocionaste, esse desenho combina com a musica Don’t Leave Me Now da banda pink floyd
ótimo o desenho
gostei do desenho, ficou legal cara
Lindo.